Corrida Endurance Challenge chega ao Brasil com estrutura de padrão internacional

Aproveitando o crescimento exponencial que o trail running tem tido no Brasil, e no mundo, acontece esta semana no estado Rio de Janeiro o Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras organizado pela The North Face.

O Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras tem o ambicioso objetivo de mudar a história do esporte no país, e por isso a empresa organizadora procurou implementar estrutura com padrão internacional, trazendo inclusive atletas de elite do esporte internacionalmente conhecidos para participar.

Endurance-Challenge-do-Brasil-3

Foto: Divulgação

O evento está programado para ser realizado entre os dias 21 e 24 de maio próximos no distrito de  Visconde de Mauá, no município de Resende-RJ.

Procurando democratizar para todos os tipos de atletas existirão provas de distâncias de 10 km (com largada às 9:00), 21 km (com largada às 08:00), 50 km(com largada às 6:00) e 80 km (com largada às 4:00).

O trajeto de 80 km terá como ponto alto a passagem pelo Parque Nacional de Itatiaia.

Preocupação com o Impacto

Junto do evento haverá um projeto socioambiental que contempla desde o envolvimento da comunidade local até ambientais como trabalho de monitoramento de áreas degradadas e manutenção das trilhas situadas dentro do Parque Nacional do Itatiaia.

Dentro dos projetos em paralelo desenvolvidos haverá  elaboração de plano de manejo das trilhas e intervenção para melhora em pontos críticos, manejo de resíduos sólidos e palestras de educação ambiental para a comunidade local.

Para quem se preocupa com o Parque Nacional Itatiaia haverá um monitoramento anual, pré e pós prova, realizado em todos os anos do evento, dos pontos críticos escolhidos pela equipe em parceria com o parque.

Todo os projetos foram desenvolvidos por especialistas na área de Engenharia Ambiental e Geologia, e foram levadas em consideração diversas leis ambientais e de Unidades de Conservação.

Estes projetos em paralelo foram realizados graças a parcerias da empresa com os órgãos ambientais como:  ICMBio, Parque Nacional do Itatiaia, Prefeituras e comunidades locais.

Estrelas

Nomes de prestígio e com várias conquistas no esporte como Diane Van Deren, Fernanda Maciel, Manu Vilaseca, Marcelo Sinoca, Carlos Magno e José Virgínio de Morais (todos patrocinados pela marca mundialmente) estão confirmados no Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

História

O circuito The North Face Endurance Challenge começou em 2006 quando foi idealizado um evento que consistia em 50 maratonas em 50 estados americanos em 50 dias consecutivos batizado à época de The North Face Endurance 50.

À época vislumbrou-se uma oportunidade de construir uma relação mais estreita com corredores além de fortalecer a marca junto ao público.

No ano seguinte o evento The North Face Endurance Challenge Series foi criado para fazer com que corredores chegassem a seu limite pessoal.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.