Primeira ascensão ao Monte Everest faz 68 anos – Filme de 1953 é disponibilizado

Você conhece a história da acensão ao Monte Everest? No ano de 1953, em 29 de maio de, após 32 anos de expedições fracassadas, Tenzing Norgay e Edmund Hillary chegavam ao topo do mundo. Desde então a subida à montanha mais alta do mundo se popularizou.

De um lugar para montanhistas preparados, a montanha passou na década de 1990 a servir de trampolim para apresentadores de TV e profissionais de marketing aposentados nutrir fama artificial. A conquista da montanha deixou de ser “uma questão de ego” para ser destinada para “os ricos desrespeitosos”.

“Bem, nós acabamos com o bastardo!” é esta frase com a reconhecida elegância britânica que Edmund Hillary disse a seus companheiros que o pico mais alto do mundo, o Monte Everest, foi escalado. Norgay e Hillary faziam parte da nona expedição britânica ao Monte Everest, liderada por John Hunt.

Quem foi Edmund Hillary?

Monte Everest

Edmund Hillary e se interessou por montanhismo enquanto cursava o ensino médio. Ele fez sua primeira grande escalada em 1939, alcançando o cume do Monte Ollivier (1.933 m). Hillary serviu na Força Aérea Real da Nova Zelândia como navegador durante a Segunda Guerra Mundial e foi ferido em um acidente.

Antes da expedição ao Monte Everest, o neozelandês fez parte da expedição britânica de reconhecimento à montanha em 1951, bem como de uma tentativa malsucedida de escalar Cho Oyu (8.188 m) em 1952. Como parte da Expedição Transantártica da Commonwealth, ele alcançou o Polo Sul por terra em 1958 .

Edmund Hillary posteriormente alcançou o Polo Norte, tornando se a primeira pessoa a alcançar os dois polos e o cume do Monte Everest.

Tenzing Norgay

Monte Everest

Existem relatos conflitantes sobre o início da vida de Tenzing Norgay. Na sua autobiografia é relatado que Norgay era um sherpa nascido e criado em Tengboche, Khumbu, no nordeste do Nepal.

Porém, em entrevistas e no livro escrito pelo seu filho, Tenzing Norgay nasceu no Tibet, em Tse Chu no Vale Kama, mas cresceu em Thame. Norgay passou sua infância em Kharta, perto do norte do Tibet e migrou para o Nepal ainda criança para trabalhar para uma família sherpa em Khumbu.

Norgay recebeu sua primeira oportunidade de participar de uma expedição ao Monte Everest quando foi contratado por Eric Shipton, líder da expedição britânica de reconhecimento do Monte Everest em 1935. Tenzing participou como carregador em três tentativas oficiais britânicas de escalar o Monte Everest do lado tibetano do norte na década de 1930.

Por um tempo, no início dos anos 1940, Norgay viveu no estado de Chitral (hoje parte do Paquistão) como barman para um Major. Voltou para o Nepal após a partição indiana de 1947. No mesmo ano participou de uma tentativa malsucedida de cume do Monte Everest.

No ano de 1952, Tenzing Norgay participou de duas expedições suíças lideradas por Edouard Wyss-Dunant, na primavera e Gabriel Chevalley, no outono, as quais são as primeiras tentativas ‘sérias’ de escalar o Monte Everest pelo lado nepalês.

No ano seguinte participou da expedição de John Hunt, pois já havia estado no Monte Everest seis vezes. Edmund Hillary, que eram membro da equipe, que quase morreu após uma queda em uma fenda, mas foi salvo de atingir o fundo pela ação imediata de Tenzing Norgay. Norgay usando uma corda e seu machado de gelo.

O ato fez com que Hillary o considerar parceiro de escalada para qualquer tentativa futura de cume.

Hillary e Norgay no Monte Everest

Monte Everest

O século XIX passou sem nenhuma tentativa de ser feita ao Monte Everest. Foi somente após a Primeira Guerra Mundial que a Royal Geographic Society deu início ao projeto. No final de 1920, após várias semanas de negociações, o Tibete abriu suas portas para uma expedição britânica.

De 1920 a 1953, mais de dez tentativas malsucedidas foram realizadas.

Na época, uma expedição ao Monte Everest exigia muito mais logística do que hoje. Assim, nada menos que 350 sherpas carregando cinco toneladas de material desfilaram pelos vales do Nepal. Para o ataque ao cume propriamente dito, cinco acampamentos foram montados e quinze montanhistas foram mobilizados.

Monte Everest

Com base em fotos e diários, cada montanhista foi equipado da seguinte forma:

  • Casaco impermeável e à prova de vento, derivado de modelo militar, em algodão e nylon.
  • De óculos de aviação com lentes escuras para lutar contra os UV
  • Sapatos de altitude leves, feitos especialmente para eles, isolantes e impermeáveis
  • De barracas de lona , reforçadas internamente com náilon
  • Sacos de dormir de pena e com membrana de náilon, pesando mais de quatro kg
  • Grampos de aço e machados de gelo, fabricados em Simond em Chamonix.
  • Um sistema de fornecimento de oxigênio artificial, pesando mais de 15 kg.

Em 26 de maio de 1953, Charles Evans e Tom Bourdillon, dois montanhistas ingleses da expedição, evoluem na crista sul do Everest, a 8.760 metros. O ataque foi iniciado por John Hunt, líder da equipe britânica que achava que Evans e Bourdillon eram os que chegariam ao cume.

Monte Everest

Como os tanques de oxigênio acabaram a 100 metros do cume, tiveram de voltar exaustos.

Um segundo ataque ocorreu em 28 de maio, com George Lowe, Alfred Gregory e Sherpa Ang Nima. Algumas horas depois partiram Edmund Hillary e Tenzing Norgay. O trio que iniciou o araque ao cume estava abortando a missão, quando cruzaram com Hillary e Norgay, 8.500 metros de altitude.

Ambos acampam, em uma noite congelante a -18°C, e retomaram o ataque ao cume as 9:00. Logo cruzam a última dificuldade técnica do Everest, um salto vertical de 12 metros, o “Hillary Step”. Às 11:30, os dois estão no topo do mundo.

No mesmo dia, Elizabeth II é coroada Rainha do Reino Unido e da Comunidade britânica.

A primeira subida ao Everest sem oxigênio suplementar foi feita somente em 1978 e a primeira invernal em 1980.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.