“Pretty Strong”: Por que filmes feitos por mulheres são importantes?

O filme “Pretty Strong” será exibido na cidade de São Paulo e no momento que escrevo este artigo tenho o orgulho de anunciar que em apenas 3 dias, 70% da carga total de ingressos já foi vendida. Uma audiência equivalente à primeira exibição de “The Dawn Wall”.

No meio de tudo isso, existem pessoas que ainda perguntam porque filmes feitos por mulheres (dirigindo, editando e organizando) é tão importante.

Por que um filme de escalada, que aparentemente parece com muitos outros que são lançados em canais de YouTube, com várias das escaladoras mais fortes do mundo é tão importante?

A resposta está bem longe do ativismo, empoderamento feminino e outras frases que de tanto serem repetidas, perderam a sua importância ao longo do tempo. Como a própria diretora afirmou em entrevista a vários veículos, o objetivo não é segregar ou criar um nicho.

O principal objetivo é mostrar uma visão feminina sobre a vida e dedicação de mulheres ao esporte.

Embora seja verdade que as mulheres estão conseguindo avanços no mundo todos os dias, o fato de ainda serem consideradas secundárias aos homens em certas esferas da vida, infelizmente, também é uma verdade que temos de analisar com calma e encarar com serenidade.

Quando se trata de filmes outdoor, é uma área amplamente com predominância masculina. Não é fácil ser diretora de um filme de escalada nos dias de hoje, pois simplesmente não há muitas oportunidades oferecidas a mulheres.

Um ponto de vista diferente

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Never Not Collective (@nevernotcollective) em

Ter uma equipe feminina e realizar um filme certamente terá um grande impacto na história e nos personagens do que se a produção fosse dirigida por homens. Perceba que por décadas, muitos filmes considerados “para mulheres” eram idealizados, escritos e dirigidos por homens.

Não há nenhum problema com isso acontecer, mas não resta dúvida de que em algum ponto era um filme com a visão de um homem sobre as mulheres.

É natural que as mulheres tenham uma perspectiva diferente sobre as coisas, e é justamente esta perspectiva que é importante vislumbrar em uma produção.

Mulheres convidam mais mulheres

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Never Not Collective (@nevernotcollective) em


Se uma mulher está dirigindo um filme, há uma grande chance de que outras mulheres se inspirem a fazer o mesmo.

Tudo isso leva à criação de filmes que convidam um número maior de mulheres para os cinemas, fornecendo conteúdo com o qual elas podem se relacionar de uma nova maneira.

Novos talentos aparecem na tela

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Never Not Collective (@nevernotcollective) em

Já teve a sensação de que são colocados em destaques os mesmos escaladores de sempre? Que histórias parecem se repetir com os mesmos personagens, mas com uma roupagem nova?

“Pretty Strong” traz uma proposta diferente, além de colocar uma visão feminina a respeito de mulheres fortes escalando, também voltou as suas lentes a novos talentos que não tinham a oportunidade de aparecerem.

Sem dúvida muitas mulheres sentem falta de terem pessoas em quem se inspirar para treinar para projetos mais audaciosos. O que a diretora Colette Mclnerney fez foi exatamente isso, mostrou quem são as escaladoras que são fortes, que não devem nada a ninguém e estavam “sumidas” porque era necessário que alguém com um olhar diferente as visse.

Para saber mais sobre como e onde assistir “Pretty Strong” acesse: https://pretty_strong_sp.eventbrite.com.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.