Presidente da França promete proteger o Mont Blanc da superlotação

O presidente da França Emmanuel Macron prometeu criar uma nova reserva em torno do Mont Blanc (4.810 m), como parte de uma série de políticas ambientais em um evento realizado em Chamonix. O evento aconteceu um dia após o governo anunciar uma série de novas medidas ambientais.

A visita do presidente aos Alpes franceses ocorre depois que um prefeito da cidade próxima pediu maior proteção da região em setembro passado. No evento, Macron disse que proteger o meio ambiente é a “batalha do século”.

Limite ao cume do Mont Blanc

Emmanuel Macron anunciou que criará uma reserva natural protegida em torno do Mont Blanc até o final de 2020, com regras rígidas a respeito do número de pessoas que podem visitar a montanha, especialmente no verão. Em 2018 o governo francês restringiu brevemente o acesso ao cume do Mont Blanc devido a preocupações com o turismo e a poluição.

Aos montanhistas também será solicitada a prova de que planejaram sua escalada, de que reservaram lugares em reservas durante o percurso e estão carregando equipamentos específicos. Aproximadamente 30.000 pessoas tentam escalar o Mont Blanc todos os anos (uma média de 200 a 300 por dia).

Atualmente, parte significativa dos montanhistas ignoram os avisos meteorológicos e de segurança e muitos deixam lixo na montanha.

Outras medidas ecológicas de Emmanuel Macron

Nas medidas ecológicas adotadas pelo governo da França há a determinação de que, a partir de julho desde ano, os funcionários públicos receberão um bônus anual de € 200 (R$ 938,00) por compartilhar um carro ou andar de bicicleta em seu trajeto ao trabalho.

Além disso o governo afirmou que vai parar de comprar plásticos descartáveis ​​também em julho deste ano e todos os carros ministeriais mudarão para energia elétrica ou híbrida.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.