Presidente da Federação Russa de Escalada admite retorno “improvável” em condições “humilhantes”  

O presidente da Federação Russa de Escalada, Dmitry Bychkov, pediu à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) que decida até o verão europeu se os alpinistas russos e bielorrussos podem retornar às competições internacionais.

No entanto, admitiu que as perspectivas são “improváveis” após marcar o Comitê Olímpico Internacional (COI) por recomendações de readmissão como “humilhantes”.

Federação Russa em apuros para competições futuras

Federação Russa ainda luta por acesso em competições (Divulgação/GettyImages)

Federação Russa ainda luta por acesso em competições (GettyImages)

Um diálogo com a federação internacional está em andamento constante. Agora realizamos reuniões online uma vez a cada duas semanas, a situação está mudando para melhor.

No momento, concordamos que eles decidirão antes do verão (verão da Europa), porque depois disso acontecerá o Campeonato Mundial e, se não pudermos participar, não haverá mais lugar para competir. — disse Bychkov à agência oficial de notícias russa TASS.

Bychkov revelou que está em contato regular com o IFSC, que decidiu no início deste mês em sua Assembleia Geral em Cingapura manter uma proibição imposta após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A saber, o Campeonato Mundial IFSC deve começar em Berna, na Suíça, no dia 01 de agosto e servir como um evento de qualificação para os Jogos Olímpicos do próximo ano em Paris. No entanto, o presidente da Federação Russa não garante que seus atletas também queiram retornar a depender do acordo para tal.

A perspectiva é tal que a admissão dos nossos atletas à competição é improvável, as condições em que nos oferecem para nos admitir são humilhantes. Conversei com os atletas, e alguns não querem mais voltar nessas condições. — destacou Bychkov.

+ 3ª etapa da Copa do Mundo de escalada tem expectativa de rendimento extraordinário de sul-americanos

COI não permite “apoio ativo” à guerra na Ucrânia

Por fim, o COI enfatizou que não permitirá a participação de atletas ou pessoal de apoio “contratados pelos militares russos ou bielorrussos ou agências de segurança nacional”.

Tal proibição inclui membros do clube CSKA Moscou, que conta com cerca de 20 atletas entre seus membros. Nesse sentido, Bychkov admitiu ter noção da possibilidade de, por causa disso, os atletas serem barrados de qualquer competição.

+ Cliffhanger 2: Saiba a data de lançamento, elenco e enredo a sequência de Sylvester Stallone

Foto destaque: GettyImages

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.