Prefeitura de Cochamó impõe restrições de acesso ao local

A prefeitura de Cochamó, em conjunto com os proprietários de campings e terrenos da região decidiram em conjunto restringir o número de pessoas que acessam o local. Considerado pela população chilena como um dos lugares que mais sofre que a massificação das atividades de montanhismo e escalada, Cochamó tem sofrido bastante com a deterioração da natureza por conta dos visitantes.

Grandes quantidades de pessoas, nas quais algumas não possuem um comportamento, vêm impactando a região do Valle de Cochamó de maneira intensa e exponencial. Dentre as ocorrências relatadas pelos habitantes locais está o abandono de lixo na montanha, atividades fora das trilhas demarcadas, acampamento selvagem sem autorização e outros tipos de descumprimento de regras em geral.

Foto: http://www.reservasvallecochamo.cl/

Quando contactados pela redação os envolvidos na decisão disseram que o objetivo é, cada vez mais, diminuir os “montanhistas micróbios” que frequentam locais populares da comunidade de montanhismo.

Este tipo de praticante, segundo afirmam, quase sempre não agrega nada às pessoas e atividades do local. A decisão tomada, assim como o Refúgio Frey, na Argentina, será necessário que seja feita uma reserva prévia em site específico.

No caso de pessoas que chegarem diretamente ao local, sem ter ter feito reserva prévia, logo no início da trilha que leva ao Valle Cochamó será pedido um comprovante. Na ausência de um comprovante o visitante somente seguirá em frente na possibilidade, após a procura pessoal, de haver vagas nos locais de camping. Caso haja a lotação de todos os lugares, o visitante terá de ficar na cidade esperando até que alguma vaga desocupe.

A decisão entrou em vigor em primeiro de janeiro último.

Valle de Cochamó

Foto: http://www.reservasvallecochamo.cl/

Cochamó é um dos locais mais populares de escalada do mundo e é apelidado carinhosamente de “Yosemite da América do Sul”. O apelido se justifica por ser ambos lugares cercados por muitas montanhas que ultrapassam 1.000 metros, com predominância de escalada em fendas.

A Revista Blog de Escalada publicou recentemente um guia completo sobre o local.

Para fazer as reservas ao Valle Cochamó: www.reservasvallecochamo.cl

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.