Praticante de trekking é resgatado pelo corpo de bombeiros na Serra Fina

No final da tarde de domingo, na Serra Fina, três bombeiros de São Lourenço-MG foram acionados para o resgate de um praticante de trekking que estava perdido. O local, que passa por diversas propriedades particulares, está fechado para a prática de montanhismo desde um incêndio em 2020.

O incêndio foi assunto discutido no MontanhaCast devido ao grande volume de notícias falsas propagada em grupos de WhatsApp na época. O fechamento de uma das mais tradicionais trilhas do país foi tomada em conjunto por montanhistas, donos de propriedades particulares por onde passa a trilha e operadores de turismo.

O motivo, publicado através de uma rede social, foi de “dar mais tempo para a natureza se recuperar”.

A travessia da Serra Fina é considerada a melhor e a mais difícil do Brasil e não é indicado para iniciantes. O trekking é utilizado para treinar e preparar pessoas que irão fazer os mais prestigiados trekkings da América do Sul, como Transandina, Los Glaciares, Torres del Paine e Cordilheira Blanca.

O Resgate na Serra Fina

De acordo com o 3º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço-MG, o praticante de trekking que era de Franca-SP e tinha 34 anos, ficou perdido no trajeto de travessia da Serra Fina, em Passa Quatro-MG. De acordo com o site Varginha Online, o praticante de trekking alegou que a forte chuva que atingiu a região no domingo, o fez ficar perdido na travessia próximo à Pedra da Mina. Ainda de acordo com o site, o resgatado não possuía ferimentos.

Por causa do tempo ruim a equipe de resgate foi forçada pernoitar acampada na trilha do paiolinho, reiniciando o resgate no dia seguinte. Somente no início da tarde de segunda-feira que a equipe conseguiu estabelecer contato verbal com o praticante de trekking.

Porém, por causa do mau tempo que dificultava manobras de helicóptero, a equipe teve de esperar até a madrugada de hoje para concluir o resgate. O praticante de trekking foi conduzido ao Hospital de Passa Quatro para avaliação médica e liberado depois.

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.