Power bank: Qual carregador portátil é melhor para atividades outdoor?

Procurando um power bank para a sua atividade na montanha? Se você não sabe o que é, o artigo abaixo vai explicar para você.

A disseminação da energia elétrica está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade. Quanto mais começamos a ficar dependentes de carregar nossos aparelhos eletrônicos, mais necessitamos de energia elétrica.

Power bank

Para atividades de natureza, como um trekking, hiking, excursionismo ou qualquer outra modalidade de montanhismo, cada vez mais estamos dependente de equipamentos eletrônicos. Aparelhos como monitores esportivos, smartphones, GPS, lâmpadas, headlamps, câmeras fotográficas, etc, cada dia são mais fundamentais para atividades de montanha.

Como contornar essa dependência quando estamos em lugares distantes de energia elétrica e no meio da natureza? A resposta a isso são os carregadores portáteis, também conhecidos como power bank, que são dispositivos capazes de recarregarem baterias, geralmente de lítio e/ou pilhas recarregáveis.

Entendendo as cargas do power bank

Power bank

Os power banks, assim como a bateria dos smartphones e aparelhos eletrônicos, têm sua capacidade energética medida em miliampère-hora (mAh). Por isso, é fundamental saber qual é a capacidade de bateria do aparelho eletrônico. Essa informação é facilmente encontrada no site da fabricante ou nas especificações de produto.

A título de curiosidade, os valores da capacidade da bateria em mAh para alguns aparelhos eletrônicos são:

  • iPhone XR – 2.942 mAh
  • iPhone 11 – 3.110 mAh
  • Galaxy J2 – 2.600 mAh
  • Galaxy S20 – 4.500 mAh
  • Motorola Moto G8 Plus – 4.000 mAh
  • GPS Garmin GPSMAP – 2.600 mAh
  • Bateria Core Petzl headlamp – 1.250 mAh
  • Caixa de Som JBL Flip 5 – 3.000 mAh

Um equívoco comum na hora de escolher é realizar contas simples para mensurar a capacidade do power bank necessitado. Por exemplo: Muitos estimam que para um smartphone com bateria de 3.000 mAh, seja capaz de power bank de 6.000 mAh para recarregar pelo menos duas vezes.

Este tipo de matemática simplista não corresponde com a realidade, pois ao ser transferida para o celular, a energia armazenada no power bank tem a voltagem convertida de 3.7 V para 5 V. Esse processo gera uma enorme perda energética.

Power bank

Na prática, a quantidade de energia utilizável em um power bank é de aproximadamente 2/3 do total anunciado. Assim, para duas recargas completas em um aparelho eletrônico com bateria de 3.000 mAh, é necessário um power bank com capacidade de 10.000 mAh (6.600 mAh reais).

Portanto, para as baterias colocadas acima, seriam necessárias para DUAS recardas totais:

  • iPhone XR – 2.942 mAh (10.000 mAh)
  • iPhone 11 – 3.110 mAh (10.000 mAh)
  • Galaxy J2 – 2.600 mAh (10.000 mAh)
  • Galaxy S20 – 4.500 mAh (15.000 mAh)
  • Motorola Moto G8 Plus – 4.000 mAh (15.000 mAh)
  • GPS Garmin GPSMAP – 2.600 mAh (10.000 mAh)
  • Bateria Core Petzl headlamp – 1.250 mAh (5.000 mAh)
  • Caixa de Som JBL Flip 5 – 3.000 mAh (10.000 mAh)

Como pode ser percebido, para uma atividade de montanha o ideal é escolher um power bank acima de 10.000 mAh, pois mesmo que não queira fazer uma carga dupla em um celular, há outros aparelhos eletrônicos na sua mochila.

Assim, é aconselhável que escolha um modelo de 20.000 mAh (que custam a partir de R$ 130) para uma travessia de até 4 dias. Este tipo de power bank é indicado para quem deseja recarregar mais aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo.

Caso esteja procurando um power bank para que sirva de backup, pois quer ficar independente o máximo possível de seus aparelhos eletrônicos, escolha um modelo de 10.000 mAh.

Power bank e seu tempo de recarga

Power bank

Para ter um power bank completamente recarregada, é necessário esperar até 5h. Portanto, observe esse dado no seu aparelho.

A velocidade de carregamento de um aparelho eletrônico é determinada pela amperagem das conexões USB dos power banks. Quanto menor a amperagem, menor será o carregamento de seu aparelho eletrônico.

Assim, power bank com conexão de 1 A carregam lentamente. Para mais velocidade é fundamental modelos com pelo menos 2 A de amperagem.

Mas atenção: muitos power banks possuem duas portas USB (que permitem carregar dois aparelhos ao mesmo tempo), por isso é importante ficar atento ao fato de que uma das conexões costuma ser mais rápida do que a outra.

Para atividades outdoor leve em consideração o peso e as dimensões do power bank, pois os modelos mais compactos são ideais para serem levados na mochila mesmo que tenham menor capacidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.