Pós-trekking: Como lavar a roupa e eliminar o cheiro de suor de maneira ecológica

De acordo com a ciência, o suor não possui cheiro. Mas no corpo humano existem bactérias que se alimentam deste mesmo suor. O odor corporal ocorre porque estas bactérias metabolizam o suor, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte.

Portanto, o mau cheiro que ocasionalmente sentimos é causado por estes microrganismos.

Há aqui na Revista Blog de Escalada diversos artigos a respeito de como lavar as roupas e equipamentos de trekking. Mas como realizar esta lavagem sendo ecologicamente correta e poluindo menos.

Higiene pessoal

Tomar banho e lavar as roupas fazem parte das obrigações de toda pessoa quanto à sua higiene pessoal. As roupas esportivas são frequentemente lavadas porque está impregnado de suor. Guardar roupas impregnadas de suor dentro da mochila é pedir para ficar com cheiro ruim tanto na roupa, quanto na mochila.

Aquele “cheiro de cecê” que parece nunca sumir de suas roupas e mochilas surgiram do hábito de guardar roupas suadas.

A melhor maneira de eliminar o “cheiro de cecê” é lavar com água fria e sabão neutro logo depois (sem passar por um prazo de 24 horas). Como o suor consiste em água, sais e algumas proteínas, ele irá se dissolver rápido quando se tem este hábito.

Preservar a natureza

O sabão em pó, é o formato de sabão que mais polui o meio ambiente, pois é composto por tensoativos não biodegradáveis. Portanto, para uma lavagem de roupas ecologicamente correta, o melhor é usar o sabão caseiro.

Grande parte das roupas esportivas (calças, camisetas e meias) pode ser lavada com sabão caseiro e na máquina de lavar. O sabão caseiro é uma ótima opção para você que precisa economizar e deseja preservar a natureza com o reaproveitamento de garrafas PET, vidros de alimentos e óleo de cozinha.

Existem diversas receitas de fazer sabão caseiro (veja uma receita prática no vídeo no topo do arquivo). Grande parte delas usa como base o óleo de cozinha usado. A reciclagem do óleo vegetal é uma ação muito importante para o meio ambiente evitando a contaminação de milhares de litros de água.

Importante observar que estudos realizados em sabão caseiro comprovaram que a maioria utiliza soda cáustica em excesso. Essa característica isso é extremamente perigosa para a pele e pode destruir os tecidos e roupas durante a lavagem, diminuindo sua vida útil.

Quanto à duração do tempo da máquina de lavar, dependerá da quantidade de suor impregnada na roupa. Como dito anteriormente, é o ideal lavar roupas esportivas logo após o treinamento com sabão caseiro e um programa de máquina de lavar curto e água fria.

Se não for possível, pode ser lavado em uma tigela com água fria com sabão caseiro e enxaguado ao ar.

Para mais detalhes:

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.