Por que o Annapurna é tão perigoso?

Existem várias razões pelas quais Annapurna (8.091 m) é considerada a montanha mais perigosa do mundo.

Confira alguns dos principais motivos que tornam o monte mais perigoso que o Everest.

O temido Monte Annapurna

De fato, o Monte Annapurna é um dos mais perigosos de se conquistar na Terra. Com 8.091 metros de altura, o monte é o décimo pico mais alto do mundo. Muitos alpinistas de elite tentaram escalar o cume, mas apenas alguns conseguiram.

Em síntese, Maurice Herzog e Louis Lachenal foram os primeiros alpinistas que escalaram a montanha em 1950. Herzog teve que perder os dedos das mãos e pés devido ao congelamento, enquanto Lachenal morreu 5 anos depois, após passar por várias operações.

Só para ilustrar, em 2021, apenas 298 alpinistas completaram a expedição do Annapurna. Em contrapartida, mais de 6.098 alpinistas alcançaram o cume do Monte Everest.

Estima-se que a taxa de mortalidade no Monte Annapurna é 32% e 14,1% para o Monte Everest. Por isso, o Annapurna é conhecido como a “Montanha Assassina”.

Perigos

O tempo imprevisível e intenso é um dos principais. Os montanhistas precisam lutar contra o frio e o vento extremos para chegar ao cume. Ademais, a área é coberta de neve durante todo o ano.

As trilhas são bem diferentes do Monte Everest. No Everest é mais fácil de escalar por haver uma trilha padrão construída pelos sherpas. No Monte Annapurna, não. Até por isso demora mais para chegar ao topo.

Dentro disso, pode colocar outra grande barreira, as avalanches. A montanha Annapurna é uma área propensa a avalanches. A título de informação, em 2014, um furacão chamado “Hudhud” causou uma avalanche, matando cerca de 50 caminhantes e guias na região.

Outro ponto no Annapurna é a inacessibilidade. É difícil o acesso, seja por via aérea ou rodoviária durante emergências. Da mesma forma, é quase impossível os alpinistas chegarem a um hospital quando precisam de assistência imediata.

Como ter sucesso no Monte Annapurna?

Obviamente que é um caminho difícil. Se grandes profissionais morreram, você no mínimo precisará ganhar muita experiência antes de pensar nessa expedição. Escalar o Annapurna requer força mental, conhecimento, preparo físico e dedicação. Além disso, leva tempo e paciência para reunir todos eles.

Por mais complicada que seja a trilha, familiarize-se com a localização geográfica e a rota consultando mapas, guias, especialistas e alpinistas de elite.

Por fim, é recomendado ter médicos em sua expedição. Há uma grande probabilidade de enfrentar o mal da altitude, queimaduras de frio e outras lesões ao percorrer o Annapurna. O profissional médico poderá ajudar a reduzir os efeitos.

É uma decisão que precisa de muita atenção e preparação, mas caso deseje realizar este desafio, de fato, o Monte Annapurna tem uma beleza fascinante. No entanto, assim como uma sereia, o que tem de belo, tem de perigoso. Portanto, não se distraia e mantenha o foco nos objetivos.

Foto destaque: Raimond Klavins /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.