Por que é tão difícil escalar o Cho Oyu do Nepal?

Por que é tão difícil escalar Cho Oyu do Nepal? Em resumo, os alpinistas dizem que Cho Oyu, do Tibete, é bastante simples, relativamente seguro e com clima um tanto estável. Do Nepal, é o oposto. Enfim, a rota é íngreme, propensa a avalanches e com clima bastante imprevisível e instável. Confira detalhes.

Por que é tão difícil escalar Cho Oyu do Nepal?

Curioso que os mais experientes dizem que as dificuldades no lado sul de Cho Oyu começam quase imediatamente. A saber, do acampamento base, a acessibilidade já mostra obstáculos.

A título de informação, é possível perceber no acampamento 1 (5.900 m) que a rota sobe por uma grande e íngreme face de neve e gelo até o Acampamento 3 (7.200 m). Por curiosidade, muitas vezes é varrida por avalanches.

Em suma, acima do acampamento 3, existe um enorme planalto com quase dois quilômetros de extensão. Para se ter ideia, um avião poderia pousar no local. No entanto, a parte final também é íngreme e difícil, uma face rochosa/mista com várias linhas fechadas.

Cuidado dobrado ao sul

Foto: Mt Everest Today

Foto: Mt Everest Today

Cabe ressaltar que deve ter bastante atenção ao escalar qualquer rota, no entanto, realizar a de Cho Oyu pelo Nepal, vale um cuidado dobrado. Fato é que as avalanches são comuns nesse lado da montanha, logo, é comum ter pertences varridos no processo de escalada ou conhecimento de quais caminhos seguir. Ao voltar, não é raro ouvir histórias de escaladores que perderam grande parte de seu material ou pior.

A depender da época do ano, o clima pode ser um grande adversário. Isto, pois, determinados períodos do ano a neve e vento dificultam muito o processo de realização.

De fato, pelo Nepal a rota é mais difícil, bem técnica e exposta a avalanches. Se escolher o desafio de escalar Cho Oyu da face sul, saiba que é uma montanha totalmente diferente e vale um estudo duplo de melhor época, além de bastante atenção aos sherpas.

Foto destaque: Everest Chronicle

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.