Político francês é acusado de falsificar foto de sua escalada alpina

O político francês Éric Woerth foi acusado de ter alterado o ângulo em uma fotografia para fingir que uma escalada nos Alpes parecesse mais perigosa. O parlamentar de orientação ideológica centro-direita insistiu que a foto que tuitou de sua ascensão na Aiguille d’Argentiere (3.901 m) era genuína.

Depois de ser acusado de falsificar a foto no twitter, também foi alvo de ironias e falsas acusações por parte da imprensa francesa até que os fatos fossem totalmente averiguados. Após o esclarecimento dos fatos, Woerth completou dizendo que ficou surpreso com a mídia francesa que começou a debochar dele nas mídias sociais.

Tudo começou quando um usuário do twitter descobriu duas pessoas no fundo de sua foto que pareciam estar andando em um ângulo de 90 graus da montanha. A partir disso começou uma investigação intensa por parte da internet que começou a apontar que o zíper da jaqueta de Woeth estava em um ângulo estranho.

Quando Woerth desafiou os usuários do Twitter a entrar em contato com o guia de montanha que havia tirado a foto, a polêmica viralizou. “Eu sou a geleira e posso confirmar que o sr. Woerth me escalou”, escreveu um deles. Outro acrescentou: “Eu sou a corda verde e ajudei com essa escalada…”.

Somente após a polêmica ganhar corpo, vários veículos de comunicação da França aproveitaram para também acusar o político. Muitas teorias foram elaboradas por vários colunistas e pessoas da mídia. Inevitavelmente o ministro acabou virando memes e mais memes no twitter.

Toda a polêmica a respeito da escalada foi desfeita pelo guia de montanha Jean-Franck Charlet, que realizou a escalada com Éric Woerth. Além de se manifestar no twitter, também foi procurado pela imprensa francesa.

O guia de montanha Jean-Franck Charlet afirmou categoricamente que a fotografia era verdadeira. “Eu sou o guia que acompanhou Eric Woerth”, escreveu no Twitter. “Esta foto é 100% real, mesmo que a inclinação a 45 graus pareça um pouco mais acentuada do que na realidade. Este declive não é simples… é o local de inúmeros acidentes no passado”. Charlet afirmou ainda que Woerth era “um excelente escalador” que fez várias escaladas de respeito, incluindo o Eiger (3.970 m), o Matterhorn (4.478 m) e os Grandes Jorasses (4.208 m).

“Estou surpreso que uma fotografia simples tenha provocado muitas críticas e ironias de internautas e escaladores, comentários amplamente aceitos pela nossa grande mídia francesa… que simplesmente aceitaram isso facilmente e sem nenhum profissionalismo não fizeram nenhum esforço para contatar a pessoa que tirou a foto e, ao fazê-lo, estabeleceu a verdade ”, disse guia de montanha Jean-Franck Charlet.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.