Plogging: Conheça a modalidade esportiva que promove conexão com natureza e limpeza

Plogging é uma combinação de jogging com pegar lixo (do sueco plocka upp). A modalidade começou como uma atividade organizada na Suécia por volta de 2016 e se espalhou para outros países em 2018, após a crescente preocupação com a poluição por plásticos.

Este trekking, ou corrida, sustentável começou na Suécia, quando o sueco Erik Ahlström organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Erik Ahlström (@erikahlstromsweden) em


Quem se perguntar quem são as pessoas que praticam a modalidade, a resposta é simples: quem se incomoda com a quantidade de lixo deixado nos lugares de prática de exercício. Infelizmente muitos resíduos de lixo acabam nas ruas ou nos ambientes por diferentes razões.

Nos países nórdicos, os praticantes de corrida urbana, hiking e trekking perceberam essa realidade e estabeleceram uma tendência esportiva que se tornou mania em países da Europa por sua causa ecológica.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Plogga (@plogga) em

Para aderir ao plogging, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente, geralmente uma sacola de material reciclado, para coletar o lixo que encontrar ao longo do caminho. No Brasil há alguns grupos de corredores urbanos que praticam o plogging.

Entretanto, não há nenhum grupo de trekking ou escalada que tenha anunciado a prática.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Plogga (@plogga) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.