Plástico feito de cânhamo

Já ouviu falar de plástico feito de cânhamo? A cada ano, inovações na tecnologia de plástico de cânhamo chegam ao mercado e muitas empresas incorporam plásticos de cânhamo em seus produtos.

O cânhamo prova ser uma alternativa limpa aos plásticos altamente poluentes que danificam nosso meio ambiente. Existem vários tipos de plástico de cânhamo. Confira: plástico feito de cânhamo.

Plástico feito de cânhamo

Foto:Volodymyr Hryshchenko /Unsplash

Foto:Volodymyr Hryshchenko /Unsplash

Em suma, o cânhamo pode substituir o uso de materiais poluentes na produção de bens em diversos campos, como construção, automóveis, moda, design, esportes e muitos outros. Por certo, melhora a qualidade e desempenho dos produtos que o contêm.

Um exemplo, a fibra de cânhamo já é usada, em vez de fibra de vidro, para fazer pranchas de surfe, pois as torna muito mais leves, flexíveis e resistentes, além de proporcionar aderência e boa flutuabilidade. Assim sendo, confira agora alguns exemplos de produção com cânhamo.

Celulose de cânhamo

A saber, a celulose é o polímero orgânico mais abundante na terra, uma parte integrante das paredes celulares de plantas e muitas espécies de algas. Embora se use a celulose principalmente para fazer papel, ela também serve para fazer uma ampla variedade de plásticos, incluindo celuloide, celofane e rayon.

De fato, os primeiros plásticos eram feitos de materiais orgânicos e não sintéticos, e a celulose era então um elemento chave na indústria de plásticos nascente. Hoje, os bioplásticos voltaram a atrair grande interesse por seus diversos benefícios ambientais.

Celofane, rayon e celuloide

Enfim, tanto o celofane quanto o rayon classificam-se como fibras de celulose regeneradas, isto é, produzidos da mesma forma para fazer filme de celofane ou fibra de rayon.

Obtém-se a celuloide produzindo primeiro nitrocelulose (nitrato de celulose). Mistura com cânfora, um plastificante amplamente utilizado, e produz então um termoplástico denso e sólido, o qual é facilmente moldado quando aquecido.

Por curiosidade, a celulose de cânhamo pode ser extraída e usada para fazer celofane, rayon, celuloide e uma variedade de plásticos relacionados. O cânhamo é conhecido por conter cerca de 65-70% de celulose, considerado uma boa fonte, na maioria devido à sua relativa sustentabilidade e baixo impacto ambiental. Em comparação, a madeira contém cerca de 40% de celulose, linho 65-75% e algodão cerca de 90%.

Outros produtos feitos de celulose de cânhamo

Foto: John Cameron /Unsplash

Foto: John Cameron | Unsplash

Decerto, é possível usar a celulose para fabricar diversos plásticos e substâncias relacionadas. A diferença nas propriedades físicas é na maioria devido ao comprimento das cadeias poliméricas e ao grau de cristalização.

A nanocelulose ou celulose microfibrilada tem uma boa variedade de aplicações potenciais. Em resumo, serve como material de reforço em compostos plásticos e como agente absorvente em derramamentos ou manchas de óleo.

Por fim, a Zeoform, uma empresa australiana, oferece um material plástico à base de celulose usando seu próprio processo patenteado, que inclui o cânhamo. Por conseguinte, convertem-se as fibras de celulose num material moldável. Este possui alta resistência industrial para uma variedade ilimitada de produtos, é anunciado como 100% atóxico, biodegradável e reciclável. A saber, pois pode ser compostado, oferecer uma forma interessante de captura e sequestro de carbono.

Plásticos à base de cânhamo

As fibras de cânhamo são usadas como reforço em materiais compósitos, conhecidas por sua resistência à tração, em particular as fibras de plantas femininas. As fibras de plantas masculinas são mais finas, macias e muitas vezes mais duráveis, mas também menos resistentes.

Um estudo de 2003 de materiais compósitos de polipropileno reforçado com fibra natural (PP) mostrou que o cânhamo, o kenaf e o sisal tinham uma resistência à tração comparável à dos compósitos de fibra de vidro tradicionais e que o cânhamo superou seus concorrentes em resistência ao impacto.

Em 2007, outro estudo sobre compósitos de PP reforçados com fibras de cânhamo, neste caso usando um material conhecido como polipropileno maleado, mostrou que a tensão geral e as propriedades mecânicas aumentaram cerca de 80% em comparação com os compósitos tradicionais de fibra de vidro.

Materiais biocompósitos puros feitos de cânhamo

Foto: CRYSTALWEED cannabis /Unsplash

Foto: CRYSTALWEED cannabis | Unsplash

Fato é que vários biocompósitos ou biomateriais já foram desenvolvidos inteiramente a partir de substâncias orgânicas, incluindo o cânhamo, usado como material de enchimento.

Um grupo de pesquisadores coreanos anunciou em 2007 a criação de um biocompósito produzido a partir de ácido polilático orgânico (PLA, um importante poliéster termoplástico biodegradável) reforçado com fibras de cânhamo. Eles também descobriram que o tratamento de fibras de cânhamo com álcali diluído aumentava sua resistência à tração . Os materiais biocompósitos apresentaram maior resistência e rigidez do que os plásticos contendo apenas PLA.

Em 2009, um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford anunciou o desenvolvimento de um compósito reforçado com fibra de cânhamo feito de biopolihidroxibutirato (BHP). Materiais feitos de cânhamo e BHP são fortes, macios, atraentes e duráveis ​​o suficiente para serem usados ​​em materiais de construção, móveis e pisos.

Em suma, o cânhamo é a planta com potencial para nos ajudar a reinventar o futuro do plástico e de outros materiais. Sem dúvidas, usar cânhamo traz apenas benefícios ecológicos. É uma alternativa limpa, ecológica, sustentável e renovável.

Foto destaque: Jonathan Chng |Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.