Placa é fixada em platô da Cachoeira do Tabuleiro para homenagear escalador

Em janeiro de 2019 o escalador mineiro Leandro Oliveira Iannotta, junto de Fabrício Amaral, faleceram durante uma escalada no Fitz Roy (3.359 m), na Argentina. Ianotta era considerado um dos escaladores mais proeminentes do estado, com várias conquistas e ascensões de destaque na história do esporte em Minas Gerais. O corpo do mineiro Leandro Ianotta, estava no local conhecido como La Silla, enquanto o de Fabrício Amaral foi encontrado no local de bivaque, próximo à la brecha. Ambos os corpos foram sepultados no local.

Neste mês de junho, escaladores realizaram uma manutenção da via “Hidronotopo”, que já possui 15 anos. A manutenção já estava acordada com o próprio Mister Bean, apelido pelo qual era conhecido Leandro Ianotta. A manutenção foi realizada mesmo assim e todos os envolvidos resolveram prestar uma homenagem ao escalador fixando uma placa no platô principal da cachoeira, que agora leva o seu nome, “Platô Iannotta“.

Todos os conquistadores da via “Hidronotopo” estavam presentes e, inclusive, autorizaram a “modificação” na via, com a instalação da placa que faz a homenagem a Leandro Ianotta.

Foto: André Machado

A iniciativa de batizar o nome do local como “platô Iannotta” surgiu de todos os amigos mais próximos de Leandro, a partir do momento que ficou confirmado seu falecimento. Entre os amigos estão aqueles que fez na escalada, adolescência e infância. De acordo com os amigos, a Cachoeira do Tabuleiro era a sua “segunda casa”. A decisão foi tomada em fevereiro, mas a placa somente foi instalada em junho.

A escolha do platô, que fica na terceira enfiada da “Hidronotopo”, deve-se ao fato de que por ele passam diversas linhas de vias de escalada da Cachoeira do Tabuleiro e, por isso, a placa seria lida por um grande volume de pessoas que frequentassem o local. Por uma questão de logística, a placa pode ser vista até por quem nada no poço da cachoeira, por meio do reflexo da incidência do sol.

Foto: André Machado

Foto: André Machado

There are 2 comments

Comments are closed.