Pistache: Um poderoso (e desconhecido) aliado para o sistema imunológico

Qual a frequência que você consome pistache? O pistache, ou pistáchio, são comumente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou até mesmo frescos, e também são um forte aliado na construção da imunidade do organismo.

A importância de manter a imunidade funcionando adequadamente vai muito além da prevenção de gripes e resfriados. Em tempos de pandemia, ainda mais chegando próximo do inverno, é quase que uma obrigação de cada cidadão.

Caso você leitor faz parte dos que ainda acreditam em ‘tratamento precoce’, o qual é inócuo e uma completa mentira, saiba que é justamente o sistema imunológico que garante o equilíbrio de todo o corpo e faz com que os diferentes sistemas (cardiovascular, neurológico, digestivo, etc.) funcionem de maneira adequada.

Origem do pistache

Pistache

A árvore de pistache tem vida longa, possivelmente até 300 anos e são plantadas em pomares e levam cerca de sete a dez anos para atingir uma produção significativa. A produção é alternada ou bienal, o que significa que a colheita é mais consistente em anos alternados.

A planta é nativa de regiões da Ásia Central, incluindo o atual Irã e Afeganistão. Arqueologistas concluíram que as sementes de pistache eram um alimento comum já em 6750 aC. As árvores de pistache foram introduzidas da Ásia para a Europa no século I d.C. pelos romanos e foram cultivadas no sul da Europa e no norte da África.

No século XIX, o pistache era cultivado comercialmente em partes do mundo de língua inglesa, como a Austrália, juntamente com o Novo México e a Califórnia, onde foi introduzido em 1854 como uma árvore de jardim. Pouco mais tarde, em 1904 e 1905, o Departamento de Agricultura dos EUA introduziu espécies mais resistentes na Califórnia coletadas na China.

Pistache e a imunidade

Pistache

Os pistaches fornecem vitaminas e minerais que podem ser benéficos para o sistema imunológico. Como atualmente muitas pessoas buscam melhorar sua saúde e imunidade em geral, focando na alimentação como meio de alcançar isso, a semente é uma boa ferramenta para a busca da imunidade.

Uma em cada três pessoas afirma que seus hábitos alimentares melhoraram desde o início da pandemia, de acordo com a pesquisa de fim de ano do International Food Information Council. Para o próximo ano, 22% dos entrevistados disseram que estão preocupados com os efeitos de suas escolhas alimentares em sua saúde física ou mental.

Adicionar alimentos nutritivos, como pistache, à dieta pode ajudar a fornecer ao corpo vitaminas e minerais mais importantes, necessários para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O sistema imunológico é a primeira linha de defesa contra infecções. Um sistema imunológico saudável promove o processo de cura e reduz o tempo de recuperação.

Pistache

As propriedades funcionais do pistache contribuem para a função imunológica geral de várias maneiras:

  • Vitaminas B (B1 e B6): Necessárias para combater infecções. As vitaminas são importantes para várias funções no organismo, incluindo a regulação do açúcar no sangue e a formação de hemoglobina.
  • Zinco, magnésio e selênio: Podem reduzir o risco e a gravidade das infecções virais.
  • Proteína: pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando a manter células imunológicas saudáveis, que são responsáveis ​​pela eliminação de células danificadas, bactérias e vírus. Em 49 unidades de pistache há mais potássio do que na metade de uma banana.
  • Gama-tocoferol (antioxidante): Podem ajudar a acelerar o tempo de recuperação e reduzir a inflamação das vias aéreas.
  • Cobre: ​​ajuda a produzir anticorpos para manter o sistema imunológico.
  • Polifenóis e carotenóides (luteína e zeaxantina): Podem aumentar a atividade de certas células imunológicas, reduzir a inflamação e fortalecer o mecanismo de defesa antioxidante do corpo. A luteína pode prevenir os danos dos raios ultravioleta na pele.
  • Prebióticos (fibras e outros): Agem como alimento para probióticos benéficos no trato gastrointestinal, o que ajuda a proteger o corpo contra infecções e regular o sistema imunológico das membranas mucosas.

A pesquisa mostra que os pistaches têm propriedades prebióticas (saudável para o intestino devido sua alta concentração de fibras) e podem ajudar a aumentar as bactérias probióticas benéficas. As nozes, assim como os pistaches, são parte integrante de uma dieta nutritiva. Além de serem naturalmente pobres em sódio e açúcar, os pistaches foram premiados por seu impacto positivo na saúde do coração, no controle do peso e do açúcar no sangue.

Também foi anunciado recentemente que os pistaches são considerados uma proteína completa, contendo os 9 aminoácidos essenciais necessários para manter a saúde de pessoas com 5 anos ou mais. O sugerido para o consumo é de aproximadamente 20 a 30 gramas de castanhas por dia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.