Petzl “ching-ling”?

Desde que houve uma “abertura” da economia chinesa, o mundo foi invadido por equipamentos “genéricos” chineses.

A matemática é muito simples: um fabricante terceiriza a produção a uma fábrica chinesa. Esta é de um mesmo proprietário de outras tantas. De posse dos moldes, e de algumas etiquetas que dariam atenticidade ao poduto, fabrica uma versão “ching-ling”.

O resultado disso é fácil de ver, produtos falsificados que se parecem idênticos aos originais por um preço muito abaixo do normal. O preço se justifica por ter a fábrica destes produtos “alternativos” possuir regras trabalhistas particulares (trabalho escravo ou trabalho infantil).

Enquanto ficar na moda de roupas esportivas , bolsas de madame e relógios de playboy não afetava ninguém.

Porém, o fabricante de equipamentos de escalada Petzl alertou a todos que alguns de seus produtos estão sendo falsificados, incluindo uma falsificação do selo da UIAA.

Para mais detalhes veja em: http://www.petzl.com/us/outdoor/news-2/2011/02/11/warning-regarding-presence-counterfeit-versions-petzl-products

Usar uma calça falsificada pode não fazer mal nenhum (“apenas” alimenta o trabalho escravo na China), mas um equipamento falso de escalada pode acabar em um acidente com você ou com algum companheiro.

O importante é disseminar esta informação. E não se sentir “espertinho” e comprar(ou presentear) um jumar por R$ 1,99.

A Petzl recomenda somente adquirir os produtos com revendedores autorizados.


Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.