Petzl anuncia recall dos descensores Pirana

A marca francesa de equipamentos de técnicas verticais Petzl anunciou um recall dos novos modelos de descensores PIRANA, comercializados desde 2019, devido ao risco de afogamento se a corda travar acidentalmente na ranhura de travamento.

O recall não afeta o primeiro modelo PIRANA, vendido antes de seu lançamento há 3 anos.

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Assim, ele procura recolher os produtos, esclarecendo o motivos e apresenta soluções (geralmente trocando o modelo por um mais novo sem custo adicional).

O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida.

PIRANA é um freio descensor com efeito de travagem ajustável para praticantes de canionismo e guias de rapel. Em algumas situações em que o usuário está passando a corda pelo PIRANA, para descer intencionalmente pelo curso de água.

Os engenheiros da Petzl detectaram que na descida a corda passará pelo descensor muito rapidamente e pode ficar acidentalmente presa na ranhura de travamento do PIRANA. O usuário ficaria assim bloqueado e não poderia soltar a corda nesta posição.

Esta situação pode ser perigosa e há risco de afogamento, principalmente se o usuário estiver bloqueado embaixo de uma cachoeira.

Referências dos produtos afetados

  • Todos os descensores PIRANA referenciados como D005AA00 e D005AA01
  • Números de série: entre 19 F 0000000 000 e 22 A 9999999 999.
  • Comercializado de julho de 2019 a janeiro de 2022.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.