Escalada em solitário em Yosemite: Filme “Without a Partner” é liberado na íntegra

Em novembro de 2016, o escalador britânico de Sheffield Pete Whittaker se tornou a primeira pessoa a escalar em solitário (rope solo free climbing) no El Capitan em menos de 24 horas. O escalador realizou a façanha em 20h06min. A escalada em solitário é uma disciplina que poucas pessoas dominam.

O escalador realizou, neste processo, o filme “Without a Partner”, que foi liberado recentemente na íntegra pela The British Mountaineering Council (BMC). A entidade é o equivalente à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada no Reino Unido. O instituto britânico, para manter-se, promove a elaboração de livros, filmes e festivais da escalada.

Foto: Dustin Moore

A produção foi dirigida e editada por Adam Bailes. As câmeras foram operadas por Jen Randall, Pete Whittaker, Dustin Moore e Adam Bailes.

O nome do escalador pode parecer desconhecido, mas ele faz parte da dupla conhecida como Wide Boyz. Pete Whittaker escalada desde os seis anos de idade. Na Inglaterra e nos EUA realizou várias primeiras acensões em vias difíceis e icônicas como a “Century Crack” graduada em 5.14b americano (11a brasileiro), “The Millennium Arch” graduada em 5.14 americano (10/11 brasileiro).

Whittaker é também ganhador do Piton de Ouro, considerado dos prêmios mais prestigiados do esporte, em duas ocasiões: 2011 e 2016. Ambos por escalada em fendas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.