Péssimas condições climáticas obrigam Carlos Soria a abortar escalada ao Dhaulagiri

Como noticiado aqui na Revista Blog de Escalada, o espanhol Carlos Soria Fontán, alpinista espanhol que, aos 77 anos, assumiu o desafio de se tornar a pessoa mais velha do mundo a alcançar os cumes das 14 montanhas acima de 8.000, estava no nepal para tentar subir o Dhaulagiri (8.167 m). Mesmo com experiência incontestável no montanhismo, nenhum patrocinador esteve interessado em bancar a viagem de Soria nos moldes que ele mesmo projetou. Segundo o espanhol, houve uma tentativa de patrocínio, mas os termos não o agradaram.

Entretanto, as condições climáticas no Dhaulagiri, fizeram o espanhol abortar a escalada. De acordo com relatos disponibilizados por meio de suas redes sociais, quantidades impressionantes de neve que acumulou nas partes altas, além do desaparecimento de um sherpa depois de uma avalanche, tornaram a escalada impossível de ser realizada.

Soria deixou a seguinte afirmação: “Nossos companheiros sherpas não querem voltar a passar pelo mesmo lugar nestas condições. Além do perigo de avalanches, a segurança é impossível, devido à quantidade de neve sem consolidar-se. Nós compartilhamos da mesma ideia e apoiamos os sherpas incondicionalmente. Nos retiramos sem sensação de tristeza nem derrota. Voltaremos a visitar nosso amigo, o Dhaulagiri, e talvez algum dia chegaremos ao seu cume“.

O Dhaulagiri é uma das montanhas com mais de 8.000 metros acima do nível do mar com uma característica muito particular. Com uma rota normal considerada simples (mas não fácil), possui passagens que complicam muito a ascensão. Por este motivo há anos que a maioria das expedições a esta montanha acabaram sem chegar ao cume.

Esta foi a 9ª vez que Carlos Soria tenta esta montanha, sendo a 7ª vez que não encontrou condições ideais para chegar ao cume. Soria já conseguiu chegar a 12 montanhas de 8.000, faltando em seu curriculo somente o Dhaulagiri (8.167 m) e Shishapangma (8.013 m).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.