Pesquisa revela que há mais mulheres que homens no Caminho de Santiago

De acordo com levantamento publicado no jornal La Voz de Galicia, o número de peregrinas mulheres excede o dos peregrinos homens desde o ano passado. Os dados foram coletados e publicados pela Oficina del Peregrino. Se em 2018, dos 327.378 peregrinos, 50,35% eram mulheres, em junho deste ano já eram 50,74%.

Desde que a coleta de dados começou em 2004, a porcentagem de peregrinas mulheres sempre girou em torno de 40%, com picos que ocorreram em 2004 e 2010, coincidindo com os anos Jacobinos. Foi a partir do ano passado que o número de mulheres no Caminho de Santiago disparou. Entre 2011 e 2018, a participação feminina aumentou oito pontos percentuais e saltou de 42% para mais de 50%.

De acordo com o representante da Secretaria Técnica da Associação de Municípios do Caminho de Santiago (AMCS), Miguel Pérez, “Pode estar relacionado ao fato de que algumas das associações de amigos estrangeiros do caminho, como irlandeses ou japoneses, têm muitas mulheres no conselho de administração e muitas mulheres trabalhando no Caminho”.

Entretanto, um dado também chama a atenção:No inverno, o número de homens duplica o das mulheres.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.