A escalada esportiva está em negociação com o COI, o Comitê Olímpico Internacional, para que se torne esporte olímpico.
Este tipo de acontecimento está gerando muita controvérsia e discussão a respeito.
Por causa de tanta discussão e opiniões divergentes, o site de ranqueamento de escaladores esportivos 8a.nu realizou uma pesquisa para que pudesse, de uma maneira genérica claro, ter um raio X da questão.
O resultado foi até uma surpresa para muitos que defendem a idéia de escalada esportiva como esporte olímpico.
No resultado pessoas que acreditam em impacto negativo no esporte chegou a um terço do total que responderam à pesquisa.
O site perguntou “Escalada é um esporte olímpico?”
Com certeza – WOW: 42 % (41)
Sim, mas em novo formato: 12 % (11)
Não me interessa: 13 % (16)
Somente terá impactos negativos: 33 % (32)
Para mais detalhes: http://www.8a.nu/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
e mto menos plateia
escalada e olimpiadas…. nada a ver uma coisa com outra. essa necessidade do mercado de “popularizar” a pratica, ainda vai acabar com a essencia. quem chega ao topo não precisa de medalha.
Gente limitada!