Patrocinadora de Alex Honnold lança edição limitada de produtos usados em “Free Solo”

A Black Diamond, patrocinadora do escalador norte-americano Alex Honnold, resolveu aproveitar todo o hype criado em torno do filme vencedor do Oscar de melhor documentário de 2018, “Free Solo”, e lançar uma tiragem limitada de seus produtos.

A marca norte-americana espera com esta venda de produtos utilizados no filme, experimentar uma prática muito comum em marcas esportivas (mas pouquíssimo utilizada no universo outdoor) que são os produtos que utilizam atletas patrocinados como estratégia de marketing.

A estratégia comercial utilizada por empresas esportivas usa atletas bem conceituados (as) para exercer influência sobre o comportamento do consumidor, mídia e sociedade. Por muitos atletas adotarem posturas amadoras no universo outdoor, além de postura inconsistente com o esporte, poucos são aproveitados em campanhas de marketing. Quem já possui patrocínio, seja atleta ou não, sabe que o aporte financeiro que recebe não é uma “mesada”, mas sim um salário que é uma contrapartida de uma série de compromissos. Aquele que não cumprir estes compromissos, ou mesmo acreditar que somente sua imagem (mesmo não aportando nada ao esporte) seja suficiente, acaba perdendo o patrocínio (em outras palavras, demitido).

O norte-americano Alex Honnold é, muito provavelmente, dos atletas de escalada que conseguiram maior projeção em todas as mídias com seu filme “Free Solo”. Não somente, claro, por seu desempenho atlético, mas pela qualidade de todo o conjunto da obra. Toda esta qualidade, que foi potencializada com premiações relevantes em festivais de cinema, gerou um interesse sem precedentes, tanto na figura de Honnold, quanto no esporte e nos produto que o escalador utiliza.

Da mesma maneira que um jogador de futebol do calibre de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, LeBron James, Kevin Durant, Serena Willians, Venus Willians, Maria Sharapova, Tiger Woods, Tom Brady, entre muitos outros em esportes de massa, Alex Honnold representa o mesmo para o universo outdoor. Atualmente o norte-americano pode nem ser o escalador mais forte, ouq ue tenha encadenado a via mais difícil. Mas pergunte a alguém ligado a markerting qual o primeiro escalador que lhe vem à cabeça, e a resposta será Honnold. Muito disso graças a uma campanha maciça de marketing, claro, além do filme ter sido premiado.

A Black Diamond, por isso, sai um pouco da morosidade que possui, em termos de marketing, e lançou esta semana dois produtos, em tiragem limitada, do saco de magnésio Freerider (US$ 25,00) e cadeirinha Solution (US$ 80,00). O saco de magnésio é uma réplica exata do mesmo modelo que Honnold usou durante as filmagens e para a ascensão ao El Capitán.

A peça vem assinada pelo próprio Alex Honnold e é feita com materiais reciclados. A cadeirinha, apesar de Alex não a usar em escaladas em estilo solo, é o modelo favorito do atleta. A edição especial do equipamento é fabricada na mesma cor que o saco de magnésio e uma porcentagem de ambos os produtos será revertido à Honnold Foundation.

A Revista Blog de Escalada entrou em contato com a distribuidora da marca no Brasil, para saber se haveria a disponibilidade dos produtos no país. A distribuidora respondeu que, até o momento, não há previsão para a distribuição da edição limitada em terras brasileiras. Entretanto, a distribuidora afirmou à reportagem que farão um esforço para que seja incluído em um próximo lote de importação.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.