Patrocinador que demitiu escaladores por solar vias divulga pronunciamento

clif-bar1

Como foi noticiado no início desta semana, a marca de comidas orgânicas e barras energéticas Clif Bar demitiu os escaladores  Alex Honnold, Dean Potter, Steph Davis, Cedar Wright e Timmy O’Neill por assumirem risco em demasia.

Especula-se que a empresa demitiu os escaladores por praticarem modalidades altamente arriscadas, e que fogem dos estilos de escaladas tradicionais.

A notícia completa, com todos os detalhes pode ser lida em aqui.

A empresa Cliff Bar divulgou um pronunciamento à respeito da decisão direcionado a todos os escaladores.

Como a empresa é americana, a carta está em inglês, e a Revista Blog de Escalada publica a tradução abaixo:

Carta para a Comunidade de Escalada

Nos últimos dias, houve um diálogo acalorado sobre nossa recente decisão de retirar o patrocínio de vários atletas. Nós vimos, escutamos e fomos humilhados por esta conversa, e queria compartilhar com vocês qual a nossa posição sobre o tema. Nossa esperança é que possamos dar clareza sobre nosso patrocínio para escaladores e demonstrar nosso compromisso contínuo de apoiar este grande esporte e a comunidade de escalada.

A escalada tem sido uma parte do DNA de nossa empresa desde o início. A mais de um ano atrás começamos a conversar internamente sobre nossas preocupações sobre o BASE Jumping, Highlining e escaladas em solo. Concluiu-se que estas formas de esporte estão expandindo os limites e tendo o elemento de risco a um lugar, onde nós, como uma empresa, não estamos dispostos a acompanhar.

Entendemos que alguns escaladores sentem que estas modalidades de escalada empurram o esporte para outras fronteiras. Mas nós já não nos sentimos bem beneficiando o risco que determinados atletas estão tendo em suas áreas do esporte, onde não há margem para erros e não há rede de segurança.

Portanto, daqui para frente, não patrocinaremos os escaladores que são reconhecidos pelas suas escaladas em solo, BASE jumping e highlining. Esta mudança de postura sobre patrocínio não teve grande discussão.

De último, esta decisão vem com um sentimento de responsabilidade com a nossa própria história, que endossa e incentivam atividades outdoor, que é amplamente refletida no patrocínio  de atletas. Essa responsabilidade se estende a todos os tipos de aventureiros: escaladores, entusiastas de atividades de natureza assim como crianças.

Nós apoiamos, e sempre vamos apoiar, atletas em muito esportes de aventura incluindo escalada. Inerente à ideia de que estas atividades envolvem risco. Sabemos que a avaliação de risco é uma decisão bastante pessoal. Não se trata de traçar uma linha para o esporte ou limitar atletas a buscar paixões. Estamos traçando uma linha para nós mesmos. Entendemos que esta é uma área indefinida, mas sentimos a necessidade de começar de alguma maneira e agora.

Este é um novo caminho para nós, e pode não ter sido perfeita a maneira que comunicamos ou executamos a mudança de patrocínios. Para isso pedimos desculpas e assumimos a total responsabilidade. A escalada tem sido uma grande parte de nossa história da Clif Bar e continuamos comprometidos como sempre ao esporte que amamos

A Equipe Clif Bar

O Texto original pode ser lido em: http://www.clifbar.com

clif-bar2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.