Patagonia boicota estação de esqui por motivos políticos

A marca Patagonia anunciou que está encerrando seu relacionamento comercial com a estação de esqui Jackson Hole e suas lojas por causa da orientação política dos proprietários que, segundo a empresa, apoiava radicais de extrema direita. A marca, que não esconde suas posições políticas em prol da proteção do meio ambiente, anunciou a decisão depois que o proprietário da estação de esqui organizou uma arrecadação de fundos para a direitista House Freedom Caucus.

House Freedom Caucus é um grupo de membros do Congresso dos EUA que se reúne para buscar objetivos legislativos comuns com participação de republicanos conservadores. A entidade é considerada o bloco mais conservador e de extrema direita do congresso norte-americano e declaradamente céticos diante das mudanças climáticas.

Jay e Karen Kemmerer estão no comando do Jackson Hole desde 1992 e a organização de um evento de arrecadação de fundos para a extrema direita ligou o sinal de alerta para a Patagonia. Entre os convidados do evento estavam a parlamentar republicana Marjorie Taylor Greene, constantemente destacada por sua comparação do uso de máscara com o Holocausto, posições anti-vacina contra COVID-19, apoio a teorias da conspiração e a constante afirmação (falsa) de que Donald Trump ganhou a eleição de 2020.

Estiveram também no evento de arrecadação, que cobrou US$ 2.000 por convidado, Mark Meadows, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca do governo Trump e Jim Jordan, que se esforça até hoje para para lançar dúvidas sobre a integridade da eleição presidencial de 2020.

A Patagonia e House Freedom Caucus também divergem quanto às prioridades sociais, como direitos de voto e defesa de minorias e grupos desfavorecidos, de acordo com posições públicas amplamente divulgadas.

A decisão da Patagonia se concentrou no “forte compromisso de usar tanto nosso negócio quanto nossa marca para defender nossas prioridades”, disse Corley Kenna, chefe de comunicações e políticas da empresa. “Quando há um desalinhamento nisso, então entramos em ação”, completou Kenna.

O presidente da estação de esqui disse que a Jackson Hole está comprometido com a ação ambiental. Entretanto, as três lojas da estação de esqui não têm mais produtos Patagonia nas prateleiras.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.