Parque Nacional da Serra do Cipó é fechado devido às conseqüências do incêndio

incendioCipo2

O Parque Nacional da Serra do Cipó está fechado por conta de um incêndio florestal de grandes proporções.

O incêndio iniciou na última sexta-feira dia 10 de outubro, e causou uma destruição sem precedentes no local, e por questões de segurança a unidade de conservação está fechada desde o início desta semana.

Isso resulta que a área de escalada, considerada uma das melhores do país, também está interditada a escaladores e frequentadores do local.

Segundo relata o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o local, o fogo teria começado em uma área externa ao parque e, devido ao tempo quente e seco, se alastrou atingindo a vegetação da unidade.

Ainda não há informações sobre a dimensão do território queimado.

Segundo a administração do parque há ainda vários focos de incêndio na região, e em uma estimativa superficial (sem estudos profundos) é de que 2.000 a 3.000 hectares foram queimados na última semana.

Parque da Serra do Cipó possui um total de 33.000 hectares, ou seja próximo de 10% foi queimado.

Com o incêndio as espécies existentes de fauna e flora estão sendo destruídos enquanto os animais silvestres tentam escapar do fogo,  correndo o risco de serem atropelados, já que a fumaça também prejudica a visibilidade.

A fumaça também atinge casas e comunidades vizinhas ao parque.

A associação de Escaladores da Serra do Cipó  fez uma convocação para que voluntários ajudem no combate ao fogo, entretanto alguns escaladores que vivem no local deixaram o parque sem se voluntariar e visando praticar em outros lugares até o parque ser reaberto.

A associação também divulgou mensagem que pessoas que desejam ajudar a conter o incêndio, podem ainda atuar em outras áreas como logística, distribuição de alimentos, cadastramento de voluntários, captação de doações, entre outras atividades fundamentais.

Doações estão sendo organizadas Restaurante Cipó Rural localizado na região para que os voluntários tenham um suporte básico como comida e logística.

Administração do parque informou que ainda há vários focos de fogo na área e não há previsão de data para a reabertura.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.