Paraibano desaparece ao escalar o monte Aconcágua

josenildo-correia-da-silva-da-paraiba-que-desapareceu-em-6-de-marco-de-2013-ao-tentar-escalar-o-monte-aconcagua-na-argentina-1362942974802_615x300[1]

Foto: http://oglobo.com

Um paraibano que tentava escalar o monte Aconcágua, na Argentina, está desaparecido, de acordo com o consulado brasileiro em Mendoza.

Josenildo Correia da Silva, de 48 anos, não é visto desde a última quarta-feira, segundo informações dadas por autoridades argentinas ao Itamaraty. Equipes de resgate da Argentina relataram dificuldades para realizar as buscas, devido ao mau tempo na região, onde está chovendo e ventando muito.

Josenildo participava de uma expedição com outros quatro brasileiros para tentar atingir o cume do monte.

Como os outros brasileiros desistiram de completar o percurso, Josenildo seguiu sozinho para o topo. O Aconcágua, que tem 6.972 metros de altitude, é a montanha mais alta das Américas.

Segundo Paulo Cesar Bussamara, um paulista que integrava o grupo de Josenildo, os brasileiros foram desistindo aos poucos da aventura, devido ao frio extremo, cansaço e às péssimas condições climáticas, que chegaram a carregar a barraca e saco de dormir de um deles.

O último brasileiro do grupo a ver Josenildo foi o paulista Ademir Silva, de 43 anos.

No dia 4 de março, Ademir e Josenildo saíram do acampamento chamado “Berlim”, que fica a 5930 metros de altitude. Porém, depois de dez horas caminhando, A

demir desistiu e resolveu voltar, devido ao frio. Segundo Bussamara, na parte baixa da montanha a temperatura à noite chagava a 17 graus negativos e em outras trechos poderia atingir 30 graus negativos.

— Depois disso, o Josenildo seguiu sozinho. Após dez horas sem notícias dele, acionamos a patrulha de resgate do Aconcágua. Soubemos que outros alpinistas estrangeiros ainda o viram descendo do cume depois disso, mas até agora ele não foi encontrado — disse Bussamara.

Segundo Bussamara, na última vez que o grupo viu Josenildo, ele parecia estar bem de saúde.

Ademir e outro paulista que integrava a expedição, Alberto Heldt, prestaram depoimento às autoridades argentinas e chegam ao Brasil no fim da tarde deste domingo.

Esta é a terceira vez que Josenildo, paraibano da cidade de Guarabira, tenta chegar ao topo do Aconcágua. Nas outras duas vezes ele não teve sucesso.

Em 2004, ele chegou a ficar com os dedos congelados ao tentar alcançar o cume do Aconcágua e teve que ser resgatado por um helicóptero.

O paraibano começou a praticar o esporte há oito anos e há dois anos também tentou atingir o topo do Elbrus, monte na Rússia.

— Ele disse que ia tentar o cume, mas disse que sabia o limite do corpo dele. O sonho dele era atingir o Aconcágua.

Ele só estava com comida para um dia.E está desaparecido há muitos dias. Eu tenho esperança, mas ao mesmo tempo estou angustiada por não saber o que aconteceu — conta a mulher de Josenildo, Alessandra Pereira.

Josenildo, que é gerente de uma distribuidora de bebidas em Guarabira, conheceu os outros brasileiros que foram com ele para o Aconcágua — três paulistas e um mineiro — pela internet. Ele esperava estar de volta ao Brasil no dia 8 de março.

Bussamara quer que as autoridades argentinas se empenhem mais no resgate.

— Eles dizem que está difícil fazer as buscas, mesmo com o helicóptero. Temo que não consigam achar o Josenildo. A partir do dia 20 de março o parque do Aconcágua fica fechado para visitação e as buscas devem se encerrar — afirmou Bussamara.

O Itamaraty informou que o consulado brasileiro em Mendoza está dando todo auxílio necessário aos brasileiros e que acompanha o trabalho de resgate junto às autoridades argentinas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.