Para que serve a liberação miofascial?

A liberação miofascial é uma técnica de massagem que previne lesões e alivia dores musculares. Essa é uma das várias técnicas que abordo, muito utilizada para alívio de dores agudas, crônicas ou que comprometam a região fascial ou dor espalhada.

Primeiro é necessário explicar o que é a fáscia. Gosto sempre de fazer uma analogia com a “pele” do frango: tem a parte muscular, o que costumamos comer, e a pele que recobre, é a fascia. Esse tecido é único.

Ele sozinho, recobre toda a nossa musculatura do corpo. Por isso, é comum sentirmos por exemplo uma dor de cabeça, mas a origem pode estar vindo da musculatura do pescoço.

A dor miofascial aparece por diversos motivos, excesso e sobrecargas, postura, falta de alongamento ou mobilidade, entre outros motivos. A região fica sensibilizada, podendo doer não só no local, mas sim ao redor ou, gerar o famoso ponto gatilho (dor referida, além da dor local)

A liberação miofascial vem para amenizar e aliviar essa área, com dígito pressão no local ou técnicas como agulhamento a seco. O alívio costuma ser imediato.

Se você sente frequentemente dor em algum determinado ponto após a prática de atividade física ou após ficar muito tempo na mesma posição (situações mais comuns), provavelmente uma liberação é bem vinda.

liberação miofascial

Foto: Andrej Lišakov | Unsplash+

E você, já recebeu uma liberação miofascial?! Conta para mim!

Dúvidas para sua atividade física? Estou à disposição!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.