Pânico no Himalaia: a cidade de 50.000 habitantes que afunda

No Himalaia, uma região inteira está afundando no solo. A cidade de Joshimath é uma das principais e décadas atrás o desastre era perceptível.

Confira agora pânico no Himalaia: a cidade de 50.000 habitantes que afunda.

Pânico no Himalaia: a cidade de 50.000 habitantes que afunda

Foto: Moneycontrol

Foto: Moneycontrol

Ainda não se sabe o futuro da região, mas fica a dúvida se Joshimath sumirá do mapa. Como dito, desde o século passado especialistas avisam sobre os perigos de se morar ou mesmo realizar construções na região.

Inclusive, aos mais crentes, uma profecia sagrada evocou o desaparecimento desta região. A saber, Joshimath está a cerca de 1.800 metros acima do nível do mar. Em nenhum momento as autoridades se preocuparam em parar construções ou impedir moradores de permanecerem no local.

Com 50.000 habitantes em Joshimath atualmente, cerca de 3.000 pessoas já foram evacuadas para lugares seguros. A título de informação, a cidade é construída em uma zona de terremoto e está afundando rapidamente. A saber, no final de 2022, o solo afundou 5 centímetros, causando danos generalizados a todas as estruturas.

Quando pegamos a análise de todo o ano de 2022, a situação assusta mais ainda, pois graças a medição via satélite, foi registrado um afundamento de 9 centímetros. Com isso, centenas de aldeias ao redor de Joshimath foram afetadas.

O importante é ganhar dinheiro

Foto: Mint

Foto: Mint

De fato, milhões de turistas dos mais variados tipos visitam a região todo o ano, mas com a negligência do local, este passeio turístico pode deixar de acontecer.

Em suma, imagens de moradores perdendo suas casas chegam às manchetes indiana e mundo, reforçando um sentimento de injustiça e incoerência para com a sociedade. A imagem que se passa é de somente se importarem com a energia e lucros do turismo.

Hoje os habitantes de Joshimath são destituídos no meio do inverno, vivenciando as dificuldades locais amargamente, amanhã, pode ser qualquer um.

Uma cidade arrasada desde o princípio

Foto: CNN

Foto: CNN

De fato, construída sobre um antigo deslizamento de terra, a cidade claramente tem alicerces frágeis. Em suma, a região é afetada há várias décadas por violentos fenômenos naturais acelerados pelas mudanças climáticas.

Seja com uma avalanche destruindo uma usina e matando 200 pessoas em 2021 ou um colapso real que dizimou cerca de 5.700 pessoas em 2013. Cabe dizer que as atuais hidrelétricas perfuram a montanha com túneis, enfraquecendo-a um pouco mais a cada dia.

Enfim, infelizmente, os projetos de várias centenas de milhões de euros que deveriam gerar uma energia preciosa para o desenvolvimento do país estão mais frágeis do que nunca.

Foto destaque: Abhidev Vaishnav /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.