IFSC anuncia oficialmente regras do Pan-americano de escalada de 2018

A entidade máxima da escalada esportiva IFSC, por meio de seu braço na América conhecida como PAC (Panamerican Climbing), anunciou no final de semana oficialmente as regras do Campeonato Pan-Americano de Escalada esportiva. O evento será organizado pela Federación Deportiva de Guayas (FDG) e pela Federación Ecuatoriana Andinismo Escalada (FEDAN). O anúncio do evento foi noticiado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada em agosto. O torneio será realizado na cidade de Guayaquil, Equador, nos dias 21 a 26 de novembro de 2018.

A nova edição do torneio terá as disciplinas de boulder, dificuldade e velocidade. Além disso, assim como aconteceu no mundial de escalada, haverá uma final com os 6 melhores atletas no geral. O evento será realizado no estádio Alberto Spencer, localizado no complexo esportivo Guayaquil. Guayaquil, com pouco menos de três milhões de habitantes, é a maior cidade do Equador, e também o principal porto do país.

Porém, ao contrário do IFSC que deixa livre o número de vagas para os países, para a competição no continente americano não será assim. Cada federação, ou associação filiada ao IFSC, terá um limite de vagas de seis competidores por gênero. Ou seja, cada país pode inscrever 6 homens e 6 mulheres. Cada competidor deve ter pelo menos 16 anos de idade completos até dezembro de 2018. Haverá uma cota extra de 2 atletas para o país organizador.

Haverá também cotas extras para quem tiver status de campeão mundial adulto (Innsbruck WCH 2018), campeão mundial juvenil (Moscou WYCH 2018) e campeão pan-americano juvenil (Montreal PAYCH 2017).

Todos os registros de atletas deverão ser feitos pelo site próprio do IFSC até o dia 14 de novembro de 2018.

Todas as informações adicionais do evento podem ser consultadas em: http://ow.ly

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.