Começa no dia 24 de fevereiro em Los Angeles, EUA o primeiro evento de qualificação olímpica de 2020. O torneiro será na academia norte-americana Sender One.
Ao todo, 48 atletas de nove países disputarão uma vaga olímpica. Apenas os atletas masculinos e femininos que ficarem em primeiro lugar no formato olímpico (conhecido como combinado) se classificarão para Tóquio.
Caso o país do vencedor já tenha preenchido a cota de dois atletas por país, a vaga fica com o seguinte melhor classificado. O campeonato está sendo visualizado como um espelho para a realidade do esporte na América Latina.
O formato
Ver essa foto no Instagram
No último pan-americano, realizado no Equador, por muitos atletas não participarem de todas as disciplinas, houve distorções no resultado final. A edição de 2020 todos os atletas, sem exceção, irá participar de todas as disciplinas.
O formato escolhido pela organização do evento é uma verdadeira maratona para os atletas. A organização alegou que era necessário realizar uma etapa pré classificatória para que somente 20 melhores atletas inscritos disputassem as vagas.
Portanto, não haverá premiações para as disciplinas individuais. Se classificam somente os melhores atletas pontuados no formato combinado.
EUA espera preencher todas cotas
Ver essa foto no Instagram
As atletas norte-americanas Kyra Condie e Brooke Raboutou já estão classificadas, assim como Nathaniel Coleman. Portanto, o público norte-americano está com grande expectativa de obter a cota máxima de atletas por gênero.
Entre os principais atletas a brigar pela vaga estão Sean Bailey, que obteve o nono lugar na classificação olímpica de Toulouse. Junto de Bailey está Zach Galla, vencedor do recente Campeonato Norte-Americano Combinado.
Até o momento, nenhum atleta latino-americano se classificou para Tóquio. Os atletas latino-americanos Carlos Granja e Danny Valencia, do Equador, por terem apresentado os melhores resultados das últimas temporadas, correm por fora. Ambos são especialistas em escalada de velocidade.
Os brasileiros César Grosso e Felipe Ho, embora com resultados no combinando bem abaixo dos Equatorianos, ambicionam chegar à final.
Categoria feminina poderá haver surpresas
Ver essa foto no Instagram
A grande favorita de conseguir uma vaga é a canadense Alannah Yip, que participou da seletiva em Toulouse, mas ficou a poucos lugares da vaga.
Porém a grande surpresa está por conta de Alejandra Contreras, do Chile, que mostrou uma evolução muito grande nos últimos 6 meses. Contreras que se mostrou especialista em escalada de velocidade e é a grande favorita de vencer nesta disciplina. Uma vitória em escalada de velocidade já a coloca perto das 4 primeiras do pódio.
Valentina Aguado, que sempre mostrou resultados consistentes e se classificou a duas semifinais de Copa do Mundo, é quem corre por fora e pode surpreender.
Onde Assistir
Como de praxe, o IFSC não transmite as etapas classificatórias. Somente as etapas finais serão transmitidas por streaming.
O streaming do IFSC é liberado GRATUITAMENTE para a América Latina. Para assistir ao streaming bastar acessar o player acima para as finais femininas e abaixo para as masculinas.
Nos EUA, o evento também será transmitido pelo canal a cabo ESPN. A agenda de transmissão é a seguinte (horário de Brasília):
- Terça-feira, 25 de fevereiro: Rodada de pré qualificação para homens e mulheres
- 15:30 – Qualificação de velocidade
- 18:00 – Qualificação em boulder
- 20:45 – Qualificação de vias guiadas
- Quarta-feira 26 de fevereiro: Dia do Descanso
- Quinta-feira, 27 de fevereiro: Qualificações Combinadas para Mulheres
- 16:30 – Qualificação de velocidade
- 18:00 – Qualificação em boulder
- 20:15 – Qualificação de leads
- Sexta-feira 28 de fevereiro: Qualificações Combinadas para Homens
- 16:30 – Qualificação de velocidade
- 18:00 – Qualificação em boulder
- 20:15 – Qualificação de leads
- Sábado, 29 de fevereiro: finais femininos combinados (transmissão ao vivo e gratuita por streaming)
- 17:00 – Finais de velocidade
- 17:45 – Finais de boulder
- 19:40 – Finais vias guiadas
- 20:30 – Cerimônia de premiação
- Domingo 30 de fevereiro: finais masculinos combinados (transmissão ao vivo e gratuita por streaming)
- 17:00 – Finais de velocidade
- 17:45 – Finais de boulder
- 19:40 – Finais vias guiadas
- 20:30 – Cerimônia de premiação

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.