Paceiro de escalada

Encontrar um parceiro de escalada é algo difícil. Costumo escutar que é mais fácil casar com alguém do que ter um parceiro de escalada.

Em alguns dos comentários deixados aqui, o Alê Silva, proprietário da academia Casa de Pedra em São Paulo afirmou: é muito diferente uma pessoa ser seu amigo, do que ser seu parceiro de escalada.

A mais pura e absoluta verdade.

Quem me conhece sabe que eu antes de qualquer coisa exijo caráter e compromiso de todos que estão ao meu redor na escalada. Sei que não há ninguém perfeito, mas sei que quando sempre, sistematicamente, uma vez após outra, alguém lhe falta com um compromisso, mostrando descaso e até mesmo desprezo por qualquer coisa ao seu redor, esta deve ser cortada do círculo de amizades seu, no mínimo.

Escalar com alguem é muito mais do que reunir os amiguinhos para ficar fazendo festinha, ou ficar com medinho. Há a necessidade de haver respeito mútuo, é um compromisso de que um é responsável pela vida do outro.

Se por um acaso seu parceiro tem o costume de comer cenoura como o pernalonga fazendo a sua segurança enquanto você escala, é um ótimo indício que aquela pessoa não respeita nem você e nem quem está à sua volta escalando também.

Com um comportamento assim, facilmente este seu “parceiro” largaria você em algum lugar machucado caso acontecesse algo. Isso ignorando o fato de que poderia facilmente “esquecer” de prestar o socorro, porque o mundo está lá para ele ignorar as coisas, poluir aquilo que é puro e matar aquilo que é vivo. Afinal, alguém assim só enxerga o próprio umbigo.(e porque não, afinal o mundo gira em torno dele mesmo)

Hoje em dia parece normal ninguém querer assumir compromisso com nada nem ninguém.

È muito lindo , e mais fácil, levar a vida no “bumba-meu-boi”, do que respeitar quem combinou algo com você. Se alguém que tem o descaso de respeitar o compromisso de palavra firmado com você, o que fará então com a sua segurança. O comportamento assim é indício sério de que você tem um péssimo parceiro de escalada. E anda com um ser humano que apenas ocupa espaço no mundo.

Um verdadeiro parceiro de escalada é aquele que apenas com o olhar te da a segurança necessária para guiar algo mais duro, é aquele que não quer ficar dando segurança sentado ou deitado, é aquele que não atende o celular enquanto da segurança, é aquele que não come, ou bebe durante a sua guiada, afinal, o respeito deve ser mútuo.

Tenho fama(justa diga-se) de ser ranzinza, mas a bem verdade é que cansei de ver o descaso e desrespeito por parte de várias pessoas comigo. Nunca comi dando segurança, ou comi, ou atendi o celular, ou deixei de prestar atenção quando eu era responsável por alguém.

O respeito à outra pessoa na escalada é fundamental. Existem amigos , e existem companheiros de escalada. E uma escalada não é baladinha, é algo que pode dar errado caso alguma falta de respeito aconteça.

O conselho que dou sempre, é: escale com alguém que tenha coerência. Que tenha palavra de honra.

Escalar com alguém que não tem compromisso, e possui um descaso total com você é o mesmo que conhecer um vegetariano que não come verduras, ou algum instrutor de yoga que é fumante inveterado, ou vegan que usa roupas de couro, e assim por diante.

Eu mesmo tenho muitas pessoas de confiança que escalo com todo prazer com elas, porque sei que posso confiar em seu compromisso.

Não vou citar os nomes delas, mas as mesmas sabem que comigo podem contar comigo tanto na escalada, como em algum problema na vida.

Isso não é ser “gente boa”, é ter caráter e compromisso. Muito além de coleguismo.

Se a pessoa não respeita nem ela mesmo, imagine como vai ser com você.

There are 2 comments

  1. Eu

    Um(a) cara que não mantém compromisso nas pequenas coisas (como por exemplo furos contínuos na escalada e horários marcados, sempre esquece a água, nunca traz porra nenhuma, não tem um emprego/ocupação em que exige desenvolvimento de responsabilidade, etc…), é sempre suspeito quando a chapa esquentar e o caráter e comprometimento valer a vida dos integrantes do grupo. Se não tem caráter fora da escalada, não terá durante.
    Em resumo: Achar o parceiro certo é o crux da escalada (Acho que Messner falou isso)
    vlw
    abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.