O tema sobre overtraining e overuse é recorrente aqui na Revista Blog de Escalada. O motivo deste tema sempre virar pauta de conteúdo: para conscientizar o público montanhista do real problema que é o treinamento não planejado. Pessoas despreparadas para prescrever treinos (ou seja, sequer são formados em educação física) para escaladores, praticantes de trekking e aspirantes a atletas.
O overtraining, também conhecido como sobretreinamento, é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que o corpo é capaz de recuperar. Além disso, para quem treina baseado somente em algoritmos de YouTube e recomendação irresponsáveis de atletas, são fatores agravantes a dieta incorreta e a falta de descanso. O excesso de treinos pode causar insônias, lesões agudas e crônicas, desequilíbrios no sistema hormonal, irritabilidade constante, diminuição de performance e alteração da pressão arterial.
Para conversar mais sobre isso, o editor de conteúdo da Revista Blog de Escalda, junto do canal de youtube Autoridade Fitness, realizaram um debate em torno do assunto de overtraining em um podcast. A iniciativa é do podcast NaTrilha, o mais importante veículo de informação nesta plataforma sobre esportes outdoor e os aspectos culturais e sociais a respeito do gênero.
Caso queira escutar o episódio em um sistema de streaming de áudio:
Se além de escutar o áudio, que está no topo do artigo, necessitar de mais informações a respeito do overtraining, há uma reportagem completa a respeito do assunto nos links abaixo:
- Overtraining ou sobretreinamento em escaladores – Quando muito nem sempre significa melhor
- O que é e como tratar o “Overuse” ou “Overtraining”
- Vigorexia: O que é este transtorno cada vez mais comum em escaladores
- Entenda a importância da pausa e do descanso para aumentar seu rendimento

Do estúdio localizado em Vila Velha-ES, que são produzidos os episódios do podcast Natrilha, o qual alcança público em vários estados do país. O Podcast fala tudo sobre aventuras, esportes ao ar livre, turismo, saúde, estilo de vida. Hoje, o podcast Natrilha conta com uma equipe de dez pessoas que atuam como produtores, roteiristas, editores, entusiastas e promotores dos esportes de contato com a natureza.