Os principais cuidados com os pés que um praticante de trekking deve ter

Muito antes de ter um preparo físico acima da média, um praticante de trekking deve ter um cuidado especial com os pés. São eles que carregam todo o peso, cansaço e a alta carga de estresse da prática de trekking.

Aparentemente delicados, os pés são estruturas complexas. Fazem parte de cada pé 26 ossos divididos entre o tarso, o metatarso e as falanges dos dedos. Além disso, precisamos considerar que existem diferentes tipos de pés e de pisadas.

Independente do tipo de pé que possua, existem cuidados que deve ter para garantir uma atividade de trekking prazerosa (ou menos sofrida). O calor, a umidade e a quantidade quilômetros de caminhada são os inimigos de nossos pés. Especialmente no verão.

Como efeito da má atenção aos cuidados necessários com os pés, aparecem ferimentos, escoriações, bolhas, calos e chulé. Muito além da estética, os cuidados com os pés podem garantir uma longevidade no esporte.

Tamanho da bota

Embora pareça um assunto simples, a numeração de número de calçados é cercado de polêmicas e preconceitos. Todos devem conhecer alguém que usa uma numeração que deixa o calçado muito justo, ou mesmo muito largo, nos pés.

Escolher uma bota de caminhada na loja demanda paciência e uma análise mais detalhada do que somente a estética. Com uma meia de trekking (preferencialmente a mais grossa), procure caminhar um pouco até garantir que não haja grandes pontos de pressão nos pés. Para esta caminhada na loja, procure fazer ao menos 5 a 10 metros ininterruptos.

Durante a caminhada, procure simular situações como torções ou “topadas” em pedregulhos e veja se o calçado está preparado para estas duas situações. Caso seja possível, levante os joelhos com a bota, como se estivesse marchando, para verificar o peso que a bota irá impactar em seus joelhos.

Escolha o calçado mais leve e respirável. Como grande parte dos trekkings no Brasil é sob sol e relativo calor, observe a respirabilidade do calçado. A estratégia é reduzir a quantidade de suor nos pés.

Antes prevenir do que remediar

Procure proteger áreas sensíveis de seus pés, colocando esparadrapos, ou emplastros do tipo compeed, em calosidades e ferimentos.

Compeed é uma marca dinamarquesa (desenvolvida pela Coloplast) de emplastros de gel hidrocolóide para tratar bolhas, calos e calcanhares rachados. O praticante de trekking mais atento sempre leva uma amostra do produto na mochila.

Um outro produto que é muito útil, especialmente para quem tem calcanhares rachados, fascite plantar, Esporão de calcâneo e tendinite é o Revita Skin, um gel polímero de alta densidade e óleo mineral, que “simula” uma pele protetora na região do calcanhar.

Os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos ortopédicos.

Uma outra opção é utilizar um produto conhecido como Nexcare, que é uma espécie de fita adesiva respirável, que protege contra o roçamento do calçado.

Saiba amarrar os calçados

Como existe diversos tipos de pés, variando de largura, curvatura e distribuição de dedos, também existe um tipo de amarração de cadarços ideal para cada tipo. Portanto, procure saber que tipo de pé possui e qual a amarração ideal para seu pé.

Para saber como amarrar cadarços de botas de trekking acesse aqui.

Botas apertadas em demasia, ou mesmo frouxas, pode causar estresse do peito ou planta dos pés, além de causar roçamento que termina em um calo ou calosidade.

Esteja atento a este detalhe e neste aspecto, procure ser autossuficiente, evitando alguém amarrar o cadarço por você.

Higiene dos pés

Possuir pés saudáveis para o trekking passa por cuidados básicos de higiene. Portanto, ter pés sempre limpos antes de começar a fazer sua caminhada, é essencial para uma atividade prazerosa.

Fungos e bactérias causadores de problemas nos pés, como chulé e micoses, gostam de umidade. Portanto, pés úmidos são o habitat perfeito para a proliferação desses micro-organismos. Uma boa prática é NUNCA utilizar meias de algodão para fazer um trekking. Além de não secar rapidamente, são o maior convite para o acúmulo de umidade que existe.

Durante a sua atividade, sempre parar para descansar, se possível, procure tirar os pés da bota para que tanto o calçado, quanto suas meias, fiquem secos. Em condições normais aproximadamente 15 minutos são suficientes para isso.

Sempre verifique se os pés estão suficientemente secos antes de calçar as meias ou o calçado. O hábito é fundamental para evitar problemas.

Evite o uso prolongado de meias. Portanto, em uma caminhada de vários dias, considere usar uma meia para cada dia de caminhada. Nunca use meias úmidas.

Uma boa prática para trekking é hidratar os pés com vic vaporub antes e depois da caminhada. Isso evitará o acúmulo de baterias e evitará o chulé.

Consulte sempre uma podóloga ou pedicure

Podólogos possuem conhecimento específico para tratar unhas encravadas, micoses de unha, fissuras, calos, infecções e outros. Muito além da estética, o profissional de podologia possui expertise em tratar pequenos problemas nos pés que podem comprometer a atividade de trekking.

Não acredita? Considere então como deve ser doloroso para quem possui uma unha encravada realizar uma travessia de vários dias.

Por este motivo que antes de qualquer atividade como trekking, hiking ou escalada, procurar um (a) podólogo (a).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.