Os principais conselhos para 2020 com mínimo impacto em viagens

Se para muitos veículos de comunicação 2019 foi o ano da conscientização climática, nada melhor que em 2020 colocar em prática. Para o Dicionário Oxford, a Palavra do Ano de 2019 foi “emergência climática”. Portanto existem milhões de motivos para minimizar nosso impacto no planeta em nossas viagens.

As temperaturas continuarão aumentando e, até 2050, a média global será um ou dois graus mais alta do que a atual, dependendo da quantidade de gases de efeito estufa emitida. Se você faz parte do clube de pessoas que ainda insistem em negar o aquecimento global, saiba que 2020 será um dos anos mais quentes já registrado.

Antes de sair bradando pelas ruas, saiba que a culpa não é somente dos governantes, muito menos exclusivo das empresas. A população em geral também faz parte do problema. Toda e qualquer pessoa que se recusa a sacrificar o estilo de vida que nos trouxe a esta situação é o problema mais grave.

Met Office

mínimo impacto

Para Met Office, o ano de 2020 será um dos anos mais quentes já registrados. O Met Office é o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido e fundado em 1854. O Met Office é um subsidiário do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Desde o ano de fundação, a autarquia britânica acompanha as mudanças climáticas. O ano de 2015 foi o primeiro em que o Met Office decretou que as temperaturas excederam a média de 1850 a 1900. Desde então, a taxa aumentou rapidamente. Até esse momento, 2016 foi o ano mais quente, coincidindo com o El Niño.

Se isso continuar, o mundo excederá as temperaturas em 1,5 graus nas próximas duas décadas. De acordo com os métodos utilizados nos últimos tempos, o Met Office declara que as temperaturas em 2020 crescerão entre 0,99° C e 1,23° C, tendo uma estimativa central de 1,11° C.

Planeje sua viagem

mínimo impacto

Quando visitar qualquer lugar, é aconselhável estudar com antecedência os recursos e preocupações especiais que deve considerar ao visita-lo. Assim, saberá exatamente quais equipamentos e suprimentos deve transportar.

Com um bom planejamento, poderá analisar que marcas poderá utilizar e, claro, se elas possuem políticas sustentáveis. Qualquer empresa que se omite de possuir este tipo de política, é um incentivo a menos na busca de controlar as mudanças climáticas.

Além disso, investigue se as empresas de transporte também possuem atitude respeitosa com o meio-ambiente, especialmente se possui práticas e políticas de controle de emissões de carbono. Pergunte por isso a todos da empresa: desde o aplicativo de compra de passagens, pela aeromoça e até mesmo a atendente do balcão da companhia.

Deixe o que encontrar lá

mínimo impacto

mínimo impacto

Aprenda a valorizar mais suas memórias e menos as coisas. Portanto, plantas, pedras, sementes, etc, devem ser deixadas onde estão. Não saia recolhendo coisas para “lembrar mais tarde”. Para boas lembranças, confie nas fotos de seu smartphone.

Não fique alimentando os animas selvagens, não esqueça nada (seja lixo ou mesmo alguma peça de roupa). Portanto, procure manter a comida bem protegida e fora do alcance de animais.

Não lave louças ou roupas nos cursos de água corrente, muito menos em lagos ou lagoas. Isso contamina a água e apenas colabora para aumentar o impacto que existiu com a sua visita.

Evite usar plásticos

mínimo impacto

Ilustração: Lily Padula | https://www.nbcnews.com

Seja pró-ativo (a) e comece a evitar usar plásticos em suas viagens. Por “plásticos”, entenda não somente canudinhos ou garrafas PET, mas também sacolas plásticas, embalagens plásticas, papel filme, copos plásticos, etc.

Sempre que lhe oferecem algum material plástico de uso único, recuse. Pode parecer desconfortável ou mesmo antipático, mas enquanto todos esperarem algum governo realizar algo a respeito disso, teremos mais plásticos no mundo.

Pratique a limpeza

mínimo impacto

mínimo impacto

Procure limpar os lugares que visitar. Quando vir um lixo no chão, mesmo que não tenha sido você, recolha-o e deposite-o no devido local. Sim, é desagradável fazer o trabalho social que outra pessoa deveria ter feito. Mas a atitude de não limpar os locais de trekking, hiking e escalada, continua os deixando poluídos.

Se vir alguém sujando, chame educadamente a atenção desta pessoa. Sim, também é desagradável falar com estranhos e dar-lhes uma bronca por sua incivilidade. Mas se não fizemos isso, os locais nunca irão ficar limpos sozinhos.

Cobre dos administradores de parques nacionais, estaduais e municipais que implementem políticas de incentivo ao recolhimento de lixo alheio. Além disso, também exija uma política rígida de controle de resíduos nestas áreas. Se os governantes estão terceirizando a administração destes lugares, que incentive a limpeza.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.