Os hormônios e o emagrecimento

Sabemos que para emagrecer, todo o sistema hormonal precisa estar funcionando corretamente. Só assim o emagrecimento acontecerá de maneira satisfatória.

Da mesma maneira que quando se quer saber sobre economia, consultamos um economista, quando queremos saber de treinamento físico, consultamos um educador físico, para assuntos de saúde devemos procurar um profissional de saúde.

Para entender mais sobre essa relação entre a perda de peso e hormônios, fomos consultar a Dra. Bruna Marisa, Médica especialista em emagrecimento e pós graduada em medicina ortomolecular e endocrinologia. Com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atuam, a Dra. Bruna Marisa também é autora do e-book Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

Todos os dias surgem novas dietas, desde aquelas que prometem milagres, aos métodos que são até mesmo curiosos. Mas é preciso entender que para emagrecer, todo o sistema hormonal precisa estar funcionando corretamente. Só assim o emagrecimento acontecerá de maneira satisfatória.

O que são Hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas responsáveis por controlar várias funções do organismo. Essas substâncias são produzidas e lançadas no sangue pelo sistema endócrino ou por neurônios especializados, funcionando como um sinalizador celular.

Os principais hormônios do corpo humano são o GH (hormônio do crescimento), a tiroxina (T4), o ADH (antidiurético), a adrenalina, a insulina, o estrogênio, a progesterona, a prolactina, a testosterona, entre outros. Existem alguns hormônios que são mais importantes nesse processo de emagrecimento.

Tireóide

Os hormônios da tireoide têm total influência sobre o metabolismo do corpo inteiro e eles fazem muita diferença. Tem muita gente que fala que engorda por causa “da tireoide”, mas não é bem assim.

O hipotireoidismo é quando a tireoide produz os hormônios em uma quantidade diminuída. Com certeza isso diminui o metabolismo do corpo e quando isso acontece, a pessoa vai ter uma dificuldade em emagrecer, mas dizer que ganhou 10, 15, ou 20 quilos por problemas na tireoide é falso.

“Pode até haver uma junção do hipotiroidismo mal controlado com a má alimentação, os gastos energéticos e a falta de atividade física. A tireoide tem sim a sua influência, mas o que a gente precisa, é de um adequado controle hormonal” diz a Dra Bruna Marisa, médica.

Testosterona

A Testosterona é outro hormônio que faz parte de todo esse processo, ela é relacionada diretamente com ganho de massa magra e com a redução do percentual de gordura. A maioria das mulheres usam anticoncepcional, que tem hormônios femininos, e o uso desses hormônios interferem totalmente na testosterona.

“É necessário o acompanhamento médico para dosar esses hormônios, interpreta-los, a ponto de ajudar no controle ideal desses hormônios para o auxílio desse processo de emagrecimento”, alerta a Dra. Bruna Marisa.

GH

O GH é o hormônio responsável pelo crescimento e estimula a reprodução celular em humanos e outros animais vertebrados. Este hormônio faz toda a diferença no processo de emagrecimento e por isso, é importante saber como está o seu sono, se você acorda descansado, se dorme pelo menos de 6 a 8 horas por noite, porque a produção do GH é a noite e acontece em picos, de acordo com o ritmo circadiano.

“A pessoa que dorme mal, ou que acorda várias vezes ou sente que está sempre cansado, pode estar passando por uma deficiência de produção deste hormônio e isso atrapalha o emagrecimento, pois o GH é um hormônio lipolítico e precisamos dele funcionando adequadamente para que tenhamos um melhor funcionamento desse metabolismo e da ação de quebra de gordura, que facilita no processo de emagrecimento”, explica Dra. Bruna Marisa.

Cortisol

O Cortisol é um hormônio que aumenta a glicose. É um corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse. O cortisol é um dos hormônios contrarreguladores que aumenta a glicose. O estresse aumenta o cortisol e o cortisol aumenta a glicose.

Sabemos que o estresse é inimigo do emagrecimento. Mas como fazer para não se estressar com as situações do dia-a-dia?

Não vamos deixar de nos estressar, mas precisamos aprender a não deixar que o estresse continue nos atingindo ao longo do dia. O segredo está em saber gerenciar esses conflitos, saber lidar com os problemas ao invés de ficar remoendo esses problemas.

“A diferença está em como você vai encarar e reagir aos acontecimentos naturais, para que isso não interfira negativamente na sua saúde”, Aconselha a Dra Bruna Marisa

Devemos Fazer Reposição Hormonal?

Segundo a Dra Bruna Marisa. Sim. Depois de uma minuciosa avaliação médica, se for preciso, a reposição hormonal, tanto feminina quanto masculina, deve ser feita, quando repercute no corpo e na mente, porque a mente está totalmente ligada aos hormônios; e aí tudo começa a depender dos nossos pensamentos, de como encaramos e respondemos a cada situação.

Concluindo, estes são os hormônios mais importantes no processo de emagrecimento e de hipertrofia muscular. Por isso é importante um checkup para verificar se todos eles estão controlados, e assim, obter sucesso em todo o processo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.