Os erros mais comuns em vídeos outdoor

Para começar é bom dizer que falar sobre erros de gravação supõe-se que há uma forma correta de gravar, mas o que para alguns serão erros para outros, senão acertos, simplesmente formas diferentes de fazer.

Mesmo assim vamos relembrar algumas práticas e tendências que convém como mínimo levar em conta.

Planejamento

Uma gravação, por menor que seja, desencadeia uma série de processos que convém controlar porque senão podemos acabar vindo a ser vencidos pela incapacidade de gestão de todo o material gravado e pelo projeto em si mesmo.

namuss_films_5

Foto: Namuss Films

Para começar é muito recomendavel não pôr-se a rodar sem ter uma ideia concreta e mais ou menos elaborada do que queremos conseguir.

Escrever um pequeno roteiro que contenha os diferentes planos, tratamentos e partes que vão a compor nosso futuro vídeo nos ajudará planejar tudo que façamos e evitará que nossa gravação seja caótica e desordenada.

Se não temos claro o que queremos e como queremos, a situação pede que nos desdobrarmos quando vemos que não controlamos exatamente o que estamos fazendo e feito onde nos dirigimos.

Foto: Namuss Films

Do mesmo modo, um bom planejamento prévio facilitará o processo de edição, e minimizará as possibilidades de que nos falte algum plano ou recurso quando já não é possível voltar no tempo para realizar.

Portanto perder algumas horas planejando nos economizará tempo depois quando tentarmos resolver o que poderíamos fazer melhor!

Preparação do Material

Uma vez que tenhamos idealizado no papel que faremos no terreno, é imprescindível revisar nosso equipamento para não encontrarmos surpresas quando menos possamos esperar.

Foto: Namuss Films

Foto: Namuss Films

Carregar baterias, esvaziar cartões de memórias, comprar fitas, ter pilhas reservas, limpar e organizar o equipamento… São Processos talvez um pouco chatos de fazer, mas que nos permitirá ter tudo pronto quando necessitemos.

Mesmo que sejam passos que pareçam que te afastam do que quer realizar, fazer um vídeo, no fundo está te aproximando de gravar pouco a pouco e com todas as garantas.

Portanto paciência e boa preparação!

Realização

Uma vez no local, há de saber adaptar-se às circunstâncias que quase sempre serão inesperadas.

Mesmo que tenhamos pensado aplicar um tratamento concreto, temos que ser o suficientemente maleáveis para evoluir e adaptar ao que a realidade e natureza nos prepare.

De outra forma não aproveitamos muitas coisas e deixamos por perder oportunidades somente por ter sido demasiado restrito ao que planejamos quando estávamos pensando o vídeo no estúdio ou em casa.

Processamento

Foto: Namuss Films

Foto: Namuss Films

Para finalizar, no processamento da transmissão das imagens gravadas no computador para poder edita-las em um vídeo que brevemente compartilharemos, é muito importante ser muito, mas muito, organizado.

Há de capturar as imagens com uma ordem concreta e lógica, nomear de forma reconhecível e guardar em pastas com uma distribuição hierárquica e clara.

Caso contrário todo aquilo que gravamos se desorganizará e ficara sem uma ordem que possamos controlar e nos será muito difícil trabalhar com nosso material digital

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.