Temporada olímpica de escalada esportiva começa na Suíça

O primeiro evento da temporada da Copa do Mundo de escalada esportiva IFSC 2021, chamada como temporada olímpica nos bastidores, terá os principais escaladores de boulder competindo em Meiringen, Suíça. As performances e os estilos de linhas propostos pelos Route Setters, servirão de parâmetro para a estreia olímpica do esporte nos Jogos de Tóquio 2020 em 2021.

Depois de 2020 sem competições internacionais devido à pandemia, Meiringen, Suíça acolhe novamente o primeiro evento de boulder de 2021 nos dias 16 e 17 de Abril. Ao todo, 190 escaladores e escaladoras competirão.

escalada esportiva

Quase dois anos se passaram desde que Vail, EUA, foi palco da última rodada da Copa do Mundo de Boulder, em junho de 2019. Lá foi a consagração da eslovena Janja Garnbret, que fez história ao se proclamar campeã após vencer as seis provas do o circuito.

Na categoria masculina, o campeão foi Tomoa Narasaki, que venceu Adam Ondra na classificação geral por apenas cinco pontos de diferença.

Onde assistir a estreia da escalada esportiva em 2021?

escalada esportiva

Foto: Eddie Fowke / IFSC

Alguns dos favoritos olímpicos, como Adam Ondra, Alex Megos, Jakob Schubert, Nathaniel Coleman ou Alexey Rubtsov confirmaram presença. Nomes como Kokoro Fuji ou Jernej Kruder também são candidatos ao pódio.

Entre as mulheres, Petra Klinger, Janja Garnbret, Akiyo Noguchi, Brooke Raboutou, Miho Nonaka e Jessica Pilz também terão a oportunidade de mostrar o que fizeram durante o período sem competições. Fanny Gibert e Stasa Gejo, que retorna ao circuito IFSC depois de se recuperar de uma longa lesão, também possuem boas chances de subir ao pódio.

A fase de qualificação começou hoje, às 9:00 (horário de Suíça) e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal Haslital Mountain Festival. Amanhã, dia 17, disputam-se as semifinais e finais, que podem ser acompanhadas, como de costume, pelo canal do IFSC no YouTube.

As semifinais começam às 11:00 (horário de Suíça), enquanto as finais são disputadas a partir das 19:00 (horário de Suíça), os homens primeiro e as mulheres a seguir.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.