Competições de escalada: O caminho para a evolução

Estava a caminho de um campeonato de Dynos (competição de Bouldering voltada a movimentos dinâmicos, explosivos e de coordenação) quando um amigo da escalada me contatou a respeito da série de campeonatos de Bouldering que envolveria 5 competições de Redpoint em três estados (Nova York, Connecticut e Nova Jersey),The North Face Tristate Bouldering Series. A primeira começaria em uma semana e meu amigo já estava inscrito, disse que acreditava no meu potencial, e me daria carona às competições fora da cidade de Nova York.

Decidi participar e nunca me esquecerei do aprendizado deste inverno. A primeira competição foi de bastante desafio emocional, fisicamente eu não estava 100%, tinha sofrido uma lesão na escápula pelo exagero físico que submeti meu corpo na competição de Dynos na semana anterior, não pude escalar naquela semana e eu competi no primeiro dia da série que ocorreu em Fairfield, Connecticut usando KT Tape. Percebi o quanto era desafiante manter a estamina por 3 horas de competição, tive altos e baixos, mas tive que tomar a decisão de não deixar meu emocional tomar conta e dei meu melhor acabando na quinta posição na minha categoria.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Deborah Amaa (@deborahamaa) on

Fui crescendo profissionalmente durante a série chegando na sugunda posição na competição nomeada “Gotham Citizen”, terceiro lugar na competição nomeada “Rock-It Power” e primeiro lugar na competição nomeada “Feats of Strength” que ocorreu na academia The Cliffs de Valhalla, Nova York. Como resultado, a minha colocação foi em primeiro lugar no placar geral da categoria intermediária.

Foram momentos de frustração e de conquista, mas o principal aprendizado foi que na maior parte das vezes que me divertia, obtia melhores resultados enquanto em competições onde me encontrava tensa, comparando a minha performance com a dos outros geralmente me dava mal.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Deborah Amaa (@deborahamaa) on

Falhar faz parte do sucesso, a mente de um competidor deve ser extremamente focada, porém é preciso não criar expectativas, e sim deixar fluir e deixar as coisas acontecerem. Foram nessas ocasiões que descobri o verdadeiro significado da competição. Hoje entendo muito mais que a verdadeira competição é apenas com nós mesmos, o quanto nos superamos e o quanto realmente nos esforçamos, além de receber o suporte da comunidade de escalada. Queremos ver o sucesso uns dos outros, porque saber que alguém consegue é saber que há possibilidade para nós mesmos também.

Algumas vezes fui muito dura comigo mesma, e aprender a equilibrar a cobrança e a diversão fazem parte do processo, nenhuma competição será igual a outra e terão vezes que vamos nos desapontar com o nosso desempenho e isso tudo faz parte da experiência da competição.

Me apaixonei por competir, é legal se superar e se expor a situações que a resiliência e a inteligência física, mental e emocional são necessárias, me traz motivação e empenho para treinar ainda mais pesado.

Competições de escalada

Tristate “Gotham Citizen”, The Cliffs, NYC

Competições de escalada

Tristate “Feats of Strength, The Cliffs, Valhalla, NY

Competições de escalada

Tristate “Fight the Pump”, Gravity Vault, Nova Jersey

Durante a série do Tristate, a academia Brooklyn Boulders também realizou uma competição de Redpoint, “Blocbuster”, e eu conquistei o primeiro lugar na categoria avançada. Percebi que a oportunidade de estar competindo sempre estava me desenvolvendo como atleta.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Deborah Amaa (@deborahamaa) on

Quanto potencial pode estar escondido pela falta de oportunidade? Eu descobri o meu como competidora de escalada através do investimento ao esporte e acesso que encontrei nos EUA. Participar do

Tristate me transformou, fui premiada a ter acesso para treinar em todas as academias que foram palco da série, e quando participei de outra Redpoint logo em seguida, “The Greenpoint Redpoint” na academia GP81, me inscrevi na categoria intermediária e fui oficialmente transferida para a avançada. Meu crescimento no esporte foi nítido, me trouxe amizades queridas e muitos prêmios.

Competições de escalada

“The Greenpoint Redpoint”, GP81, NYC

Tristate “Rock-it Power”, Island Rock, Plainview, NY

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.