O uso do magnésio na escalada: Mitos e verdades

Não é nenhuma novidade falar que a grande maioria dos escaladores usam magnésio para escalar, já que ele tira o suor das mãos e faz com que as agarras fiquem menos escorregadias.

Tem muitos que usam o magnésio de um jeito “exagerado” e veremos neste artigo que isso não é muito bom. O Carbonato de magnésio é um produto amplamente vendido e usado no mundo da escalada. A sua propriedade principal é secar as mãos para evitar o suor.

Os escaladores começaram a usá-lo na década de 50 e ao pouco tempo foi notório seu beneficio para escalar. Quase todo escalador que se preze tem seu saco de magnésio na cintura toda vez que escala.

Mas o quão útil é realmente o magnésio?

Se somente é usado para secar o suor das mãos é muito útil, mas se é exagerado o uso, está demonstrado que é o pior…

A um tempo atrás foi feito um estudo que se foi provado em laboratório para saber se o coeficiente de fricção melhorava com o uso de magnésio (Study: Use of ‘chalk’ in rock climbing: sine qua non or myth?, J Sports Sci 2001 Jun;19(6):427-432).

magnesio_escalada

Foto: Soloboulder

No estudo foram selecionados 15 escaladores em três distintos tipos de rocha (calcário, granito e arenito) e se mediu o coeficiente de fricção (o roçado que exerce os dedos na rocha) com e sem magnésio. O resultado é, até certo ponto, uma surpresa.

  • O coeficiente de fricção foi menor com magnésio.
  • Com magnésio os dedos resvalavam na rocha.

Este resultado parece mentira em comparação com o conhecimento empírico de milhares de escaladores, que não tem a menor dúvida do contrário. Isso porque a verdade é que o problema é o excesso de magnésio.

Fica provado também que quando se escova as agarras em uma via de boulder de nada adianta. É um fato que com excesso de magnésio são mais escorregadias porque as mãos passam a escorregar pelas agarras. Muitos escaladores por ansiedade e tensão usam mais magnésio que o necessário e desde este ponto de vista não se dão conta que pioram suas mãos com a fricção (aderência).

Outra coisa que demonstra muito bem que o magnésio não é precisamente o que melhorar a aderência, é o ato de escalar em dias frios. Todos compartilham o conhecimento de que em dias frios a aderência dos dedos na rocha é melhor, e isto se deve ao suor das mãos que diminuem e a quantidade de magnésio que se requer é menor. Portanto o acúmulo nos dedos também é menor.

Foto: http://polarphoto.photoshelter.com/

Foto: http://polarphoto.photoshelter.com/

Esta diminuição de temperatura sobre a pele das mãos faz com que seja mais rígida e aumente seu coeficiente de aderência. Outro ponto em escaladores muito ansiosos é proporcional a uma maior quantidade de magnésio nos dedos durante o descanso em situações que na sua maioria não é necessário.

O magnésio é fundamental para deixar as mãos secas, mas é um mito que ele por si só melhore a aderência da mão na rocha. Mas é evidente que pelo contrário piora se há mais do que o necessário.

Agora já sabe que quando decida esbanjar o uso de magnésio não é uma boa decisão.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com

Soloboulder_600X100BB

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.