O uso de kettlebell em treinamento específico para escaladores

O uso de kettlebell em treinamento específico para escaladores é uma maneira matadora de treinar.

Você pode aumentar a força de preensão, a estabilidade do núcleo e a resistência da parte superior do corpo. Confira mais a seguir.

O uso de kettlebell em treinamento específico para escaladores

A saber, o treinamento com kettlebell tem efeitos significativos na melhoria da força do core. Recentemente, pesquisadores conduziram um estudo em 9 homens e 8 mulheres treinando com kettlebells duas vezes por semana durante 8 semanas. Ademais, havia também um grupo de 11 pessoas que serviram de controle.

Em resumo, o treinamento apresentou melhoria na força do núcleo em 70%. O equilíbrio dinâmico também aumentou com 10,7% na direção póstero-lateral e 13,7% na direção póstero-medial.

Isto é, o estudo comprova que treinamento específico com kettlebell melhora a força do core, equilíbrio dinâmico e resistência, sendo uma excelente escolha quando a assunto é escalada.

Diferencial dos kettlebells

Sem dúvidas, o treinamento com kettlebell obriga seu corpo a trabalhar múltiplas áreas em conjunto, enquanto alguns exercícios apenas realizam um movimento isolado.

Outro trabalho importante é na região do ombro. Kettlebells ajudam na estabilidade do ombro, fortalecendo uma área crucial para a escalada em rocha.

Esse trabalho em conjunto ajuda a simular movimentos realizados em uma escalada, além de ser um aparelho de fácil manutenção e transporte.

Útil na recuperação, tensão muscular e de quebra é um professor no impacto

Os kettlebells são usados ​​rotineiramente em outros esportes como o vôlei para melhorar o salto vertical e, na mesma medida, melhoram as quedas. Eles treinam a cadeia posterior para absorver o impacto.

Por mais que não haja um impacto de fato no treinamento, o trabalho que os kettlebells desenvolvem no nosso corpo te ajuda a estar mais preparado para o impacto em uma escalada ou dia a dia. Inclusive, são bastante usados em reabilitações, pós-cirurgia, entre outros, justamente por esse fortalecimento sem o impacto real.

Cabe lembrar que exercícios excêntricos também promovem a cicatrização de tendões e ligamentos, induzindo a síntese de colágeno para variados tipos de reabilitações sobre lesões.

Por fim, exercícios com kettlebells exigem que você mude a força entre os principais grupos musculares enquanto estabiliza um kettlebell acima de sua cabeça, por exemplo.

Consequentemente, você ganhará um conhecimento corporal maior, detectando eventuais falhas no tronco, núcleo, ombros, entre outros, que desviem seu centro de gravidade. Um conhecimento sobre tensões que ajudará na prevenção de lesões.

Foto destaque: Sushil Ghimire/ Unsplash

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.