O trabalho em equipe e suas nuances

Quando penso em trabalho em equipe, penso nos vários trabalhos que fiz para ajudar equipes que não estavam trabalhando harmonicamente, a encontrar o espírito de equipe.

Foram trabalhos bem interessantes e enriquecedores onde todos puderam perceber as diferenças de cada um e respeitá-las, os pontos positivos que a equipe possuía, os pontos de maior atenção e a possibilidade de fazer diferente dentro da mesma equipe.

Na verdade a prática do trabalho em equipe já existe há muito tempo, desde que a humanidade começou a pensar o trabalho como um processo, começou também a valorizar o trabalho em conjunto.

Hoje em dia a ideia do trabalho em equipe é levada muito em conta, pois é considerada como um ativador da criatividade, uma produtora de melhores resultados e uma facilitadora de um trabalho mais ágil em relação ao cumprimento das tarefas a serem realizadas.

A frase “Duas mentes pensam melhor que uma” não é dita à toa.

Mas trabalhar em equipe não é uma das tarefas mais fáceis, também não é uma tarefa impossível, e quando possível é muito gratificante. Para que este trabalho faça sentido é preciso estar atento em alguns pontos:

  • Saber o que deve ser feito em conjunto
  • Saber o que cada um pode fazer separadamente
  • Saber dividir tarefas e não partir do princípio que é o único capaz de realizar uma determinada tarefa
  • Saber ouvir o outro
  • Saber compartilhar informações e responsabilidades
  • Saber colaborar com os outros membros da equipe
  • Saber lidar com conflitos

Para que estes pontos estejam claros é preciso uma tarefa maior, ou seja, é preciso definir metas e objetivos específicos. Afinal a definição de equipe é um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho partilhando e almejando um único objetivo.

Sendo assim, podemos dar vários exemplos bem como um time de futebol ou uma orquestra sinfônica. Você consegue imaginar um time ou uma orquestra sinfônica sendo harmônica sem trabalhar em equipe?

Na verdade não existe uma receita certa de como trabalhar e equipe, existe sim o que melhor se pode fazer para a harmonia deste trabalho, mas o importante é sabermos que cada pessoa é uma pessoa com suas diferenças e particularidades.

É ter em mente que nenhum de nós é igual ao outro e que diversidade é a palavra!

Banner_do_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.