No último final de semana houve o retorno triunfante de Janja Garnbret às competições de escalada. Na cidade eslovena de Koper, realizou-se no domingo a prova de abertura do campeonato esloveno de escalada guiada de escalada esportiva.
A competição foi vencida por Janja Garnbret e Luka Potočar. A campeã eslovena disputou sua primeira competição após machucar o dedão do pé esquerdo e foi a única a conquistar a ponta da prova nas eliminatórias e na final, decretando um retorno triunfante de Janja Garnbret.
A competição em Koper aconteceu na parede onde será disputada a segunda competição da Copa do Mundo em vias guiadas nos dias 8 e 9 de setembro. Antes disso, o campeonato mundial militar de escalada esportiva será realizado em Koper, de 21 a 23 de junho.
Espera-se que Janja Garnbert volte à competições internacionais no início de junho na Copa do Mundo de Bouldering em Praga, República Tcheca. O campeonato mundial de 1 a 12 de agosto em Berna, na Suíça, serão definidas as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Verão do ano que vem, em Paris.
O retorno triunfante de Janja Garnbret
Ver essa foto no Instagram
Garnbret e Potočar confirmaram o domínio doméstico em vias guiadas ainda no início da temporada, depois de terem percorrido todo o caminho até o topo da classificação na Copa do Mundo em vias guiadas do ano passado.
Tanto Garnbret quanto Potočar terminaram a temporada 2022 como os vencedores das pontuações gerais de vias guiadas na Copa do Mundo.
Atrás de Garnbret chegou Mia Krampl (2º lugar) e Lučka Rakovec (3º lugar) no feminino. Já no masculino com Potočar em primeiro, juntou-se Anže Peharc em segundo apesar de uma lesão no tornozelo e Milan Preskar em terceiro.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.