O que você fez hoje pra evoluir na escalada?

Quando estive no Valle Encantado, na Argentina, pude conhecer pessoas de vários países, e , portanto, várias visões sobre escalada.

Dentre estas “muitas pessoas”, uma em especial me chamou muito a atenção, uma americana engenheira florestal(especialista em incêndios) com uma visão muito particular sobre a escalada.

A mim ela fez uma comparação sobre escalada e música que é muito boa.

Escalada é como música, sempre quer se evoluir, escalar(ou tocar) melhor do que está no momento. Evoluir chega a ser uma obsessão.
É muito fácil conhecer um escalador típico, é aquele que tem a obsessão de sua evolução pessoal em cada vez mais escalar melhor. Não importa o grau, mas sim a superação pessoal.

Um dos melhores escaladores que eu conheço aqui no Brasil é o paulista/argentino César Augusto Grosso. Além de ser muito bom escalador, pessoa muito simpática e com uma cabeça excepcional, “Cesinha” também é um nutricionista esportivo excelente.

Cesinha em conversas com o espanhol (na verdade Basco) Patxi Usobiaga, que ganhou o campeonato mundial neste fim de semana, fez um agradecimento ao brasileiro em seu blog (http://www.patxiusobiaga.net/index.php?option=com_content&task=view&id=553&Itemid=20) .

O reconhecimento de que não somente ficar escalando faz de você um campeão mundial. É preciso planejamento, estudo, preparo e respeitar e utilizar todas as ciências biológicas que existem para potencializar sua performance.

Concordo que o melhor treinamento para escalar é escalar. Não há como fugir desta formula. Mas para potencializar sua performance deve-se também comer adequadamente, dormir adequadamente, e fortalecer corpo e alma para algum desafio.

Baseado nesta filosfia César Grosso desenvolveu o método Cnutre, o qual visa potencializar sua performance no esporte. Aliado a isso, por ser escalador (tetracampeão Brasileiro e único brasileiro a ganhar o Sulamericano) Cesinha também se propõe a planificar seus treinamentos de escalada para que sua evolução seja constante.

Pergunte hoje ao campeão mundial, “décimo-segundo-gradista” e com certeza um dos melhores escaladores do mundo Patxi Usobiaga o que ele pensa sobre o método CNutre e ele somente irá fazer elogios.

Mais detalhes sobre o CNutre e planilhas de treinamento de escalada veja em: http://www.cnutre.com.br/

Porque como afirmo sempre: escalar é uma filosofia de vida, e evoluir é um desejo de todos que a praticam. Por isso fica a pergunta: O que você fez hoje pra evoluir na escalada?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.