O que significa a palavra Aconcágua?

O Monte Aconcagua está localizado a 185 quilômetros da cidade argentina de Mendoza e mede 6.962 metros, tornando-o mais alto do continente americano e a segunda montanha mais alta do mundo fora do Himalaia.

Em termos de montanhismo, o Aconcágua é tecnicamente uma montanha fácil se abordada pelo norte, pela rota normal. Assim, a montanha é considerada a montanha não técnica mais alta do mundo, já que a rota do norte não requer absolutamente cordas, machados e pinos.

O Aconcágua é de origem vulcânica, mas não é um vulcão ativo. Tem dois cumes (norte e sul) conectados por um cume (Cresta del Guanaco) que tem cerca de 1 km de comprimento.

Entretanto, não é uma escalada fácil, tendo muitos abandonos. Embora os efeitos da altitude sejam severos (a pressão atmosférica é 40% do nível do mar no cume) o mal de altitude afeta a maioria dos escaladores até certo ponto, dependendo do grau de aclimatação.

Portanto, embora a escalada pela via normal seja considerada tecnicamente fácil, várias mortes ocorrem todos os anos nessa montanha. Isso se deve ao grande número de montanhistas que fazem a tentativa e muitos subestimam os riscos objetivos da elevação e do tempo frio, que é o verdadeiro desafio nesta montanha.

Sabe a origem da palavra Aconcágua?

Foto: Cláudia Bento

A origem do nome é incerta. Isso porque a história antiga argentina não está bem documentada, mas a localização do Aconcágua o coloca dentro das localidades de vários povos das antigas tribos: os araucanos, os aimaras, os incas e os mapuches.

Presumindo que os primeiros nativos que ali estavam notaram o tamanho do Aconcágua é fácil concluir que os significados e origens de seu nome refletem isso. Portanto, há diversas teorias e estudos a respeito de sua origem, sendo amplamente divulgado hipóteses baseadas em três idiomas indígenas: mapuche, quíchua (ou quechua) e aimará.

  • Mapuche: A língua mapudungu ou mapuche é o idioma dos mapuches, um povo ameríndio (indígenas nativo americanos) que habita milenarmente regiões do Chile e da Argentina.
  • Quechua: Geralmente chamado runasimi é uma família de língua indígena falada pelos povos quíchuas ou quéchuas.
  • Aimará: Aymara ou Aimará é uma língua falada por mais de dois milhões e meio de pessoas da etnia aimará, que vivem principalmente no Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Cada idioma possui seus significados particulares e refletem sua maneira de ver o mundo ao seu redor. Caso a origem considerada seja do mapuche, a palavra “Aconca-Hue”, a qual também se refere ao rio Aconcagua, significa “vem do outro lado”.

Por outro lado, caso seja considerada a língua Quechua, o termo “Anco Cahuac” significa “Sentinela Branca” ou “Sentinela de Pedra”. Esta é a versão mais aceita e a mais encontrada em livros históricos.

Caso seja considerada a língua Aymara, o termo Janq’u Q’awa significa “Encosta Branca” ou “Monte Nevado”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.