Um curso da Outward Bound pode assumir várias formas, a mais tradicional delas é uma expedição auto-suficiente numa área remota – como montanhismo, canoagem, caminhadas e uma variedade de atividades e experiências que ajudam a desenvolver um entendimento melhor sobre si mesmos e sobre seu potencial ilimitado – onde
progressivamente o participante é levado a assumir gradualmente a responsabilidade por seu aprendizado, por si mesmo e pelo bem estar do grupo.
Os aprendizados podem ser:
- – Treinamento em técnicas de atividades ao ar livre: o participante aprende as técnicas mais modernas em atividades ao ar livre com o objetivo de, com segurança e preservando o ambiente, desenvolver uma expedição proveitosa e segura.
- – Trabalho em pequenos grupos: a alta proporção entre estudantes e instrutores possibilita a oportunidade de ensino individual, supervisão da segurança em todas as atividades e atenção às necessidades individuais. Vivendo e aprendendo dentro de um
pequeno grupo de 10 ou 15 indivíduos cada estudante ampara um ao outro durante o curso, aprende a viver em conjunto e vive momentos de intensa diversão, sucesso e conflito, desenvolvendo grandes amizades.
- – Ética ambiental: o estudante experimenta uma vida simples e de baixo impacto em áreas naturais caracterizadas pela sua beleza e baixa intervenção, ganhando uma compreensão prática dos efeitos da atividade humana na natureza.
- – Dinâmicas de grupo: o sucesso em grandes empreitadas requer a compreensão de como trabalhar em equipe com eficiência. Atividades e dinâmicas em grupos são desenvolvidas onde os participantes estabelecem objetivos que requerem planejamento, tomada de decisões em grupo, divisão de tarefas e ação coordenada. Rodas de conversa ajudam a
melhorar o processo e resgatar os aprendizados.
- – Serviço comunitário: cada curso tem um componente no qual o participante experimenta o desenvolvimento de um trabalho comunitário de caráter social e/ou ambiental. Exemplos de pequenos projetos: manutenção/construção de trilhas, plantio de árvores, atividades lúdico educativas com a comunidade e mutirões de limpeza, entre outros.
A Outward Bound chegou no Brasil em 2001 e desde então já atendeu milhares de jovens e adultos. Conhecida como OBB e estabelecida na cidade de Campos no Jordão, São Paulo, na Serra da Mantiqueira.
A OBB oferece diversos tipos de cursos e programas anualmente.
Colaboraram com este artigo: Hélder Madeira(instrutor da Outward Bound) e Rodrigo Bastos ( Coordenador Executivo da Outward Bound)
Para saber um pouco mais acesse http://www.obb.org.br.
Pratica atividades de aventura desde a adolescência em grupo escoteiro. Conheceu a Outward Bound Brasil – OBB – em seus primeiros trabalhos com corridas de aventura em São Paulo. Decidido a trabalhar como instrutor seguiu para o Canadá em 2004 onde participou do curso de formação de instrutores de canoagem (Instructor Development Program Canoe) e no ano seguinte entrou para o time da OBB. Em 2008 voltou para mais uma temporada no Canadá participando de mais um curso de formação de instrutores, desta vez em montanhismo (Instructor Development Program Mountain) formando-se também como guia de montanha pela Association of Canadian Mountain Guides. Está de volta ao Brasil desde 2010 seguindo seus trabalhos como instrutor da instituição e em sua loja Armazém Aventura