O que é o Vo2 Max e onde ele entra em sua preparação física

A avaliação do VO2 Max é capaz de quantificar sua capacidade quanto a absorção de oxigênio o que de grande valia se tratando de esportes com longa duração e exposição ao tempo.

Analisando ponto a ponto atividades como escalada e trekking, podemos concluir o quão fundamental é a resistência, força e duração na atividade. Em comum a todos estes fatores tempos e a necessidade de retardo da fadiga, esta que pode ser conseguida através do aumento na oferta de oxigênio e melhor utilização deste no organismo.

É de conhecimento geral que a fadiga se da frente à presença de hidrogênio e ausência de oxigênio que unido ao ácido pirúvico se torna ácido lático o grande vilão do praticante de atividade física.

Portanto a melhora dos índices de VO2 auxiliará na melhora do rendimento e consequentemente evolução do praticante.

Com todas estas informações vem a pergunta, como melhorar minha condição de VO2 Max? Esta pode ser inicialmente mensurada aplicando o teste de “Cooper” assim avaliará sua condição atual para então iniciar seu aprimoramento.

A capacidade de VO2 Max tem influência genética o que não impede de melhorar sua condição atual realizando treinos que viabilizam a melhora de seus índices.

Treinos estes que devem seguir as seguintes características:

  • BUSQUE ULTRAPASSAR SEU LIMIAR ANAERÓBIO (o ponto em que começa a sentir o ácido lático se acumulando nos músculos em atividade “sensação de queimação”) PERMANECENDO NESSE LIMITE POR AO MENOS 15’.
  • Além dos intervalos sugere terrenos com inclinação, CORRIDA, PEDALADAS, NATAÇÃO ou qualquer atividade de cross-training que faça exigências semelhantes ao seu sistema.

Portanto este trabalho se faz necessário e de fundamental importância quando se trata da preparação dos praticantes de tais atividades.

Uma dica muito importante seria a prática de yoga e ou exercícios respiratórios capazes de aprimorar e desenvolver melhor o ritmo da respiração bem como sua capacidade haja visto que grande parte das pessoas possuem uma respiração curta, aquém da sua própria capacidade. Ou seja um bom treino para o aumento do VO2 também implica em uma maior oferta de O2 conseguida através de uma respiração adequada.

Faça da respiração correta um hábito e a partir daí seja onde for e qual for a circunstância esta será uma ação automática, independente da sua vontade, inferindo assim no auxílio do que estamos tentando aprimorar.

Faça dos seus treinos uma rotina e das suas necessidades um hábito para que não precise pensar para executar reduzindo os riscos de erro.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.