O que é o Vo2 Max e onde ele entra em sua preparação física

A avaliação do VO2 Max é capaz de quantificar sua capacidade quanto a absorção de oxigênio o que de grande valia se tratando de esportes com longa duração e exposição ao tempo.

Analisando ponto a ponto atividades como escalada e trekking, podemos concluir o quão fundamental é a resistência, força e duração na atividade. Em comum a todos estes fatores tempos e a necessidade de retardo da fadiga, esta que pode ser conseguida através do aumento na oferta de oxigênio e melhor utilização deste no organismo.

É de conhecimento geral que a fadiga se da frente à presença de hidrogênio e ausência de oxigênio que unido ao ácido pirúvico se torna ácido lático o grande vilão do praticante de atividade física.

Portanto a melhora dos índices de VO2 auxiliará na melhora do rendimento e consequentemente evolução do praticante.

Com todas estas informações vem a pergunta, como melhorar minha condição de VO2 Max? Esta pode ser inicialmente mensurada aplicando o teste de “Cooper” assim avaliará sua condição atual para então iniciar seu aprimoramento.

A capacidade de VO2 Max tem influência genética o que não impede de melhorar sua condição atual realizando treinos que viabilizam a melhora de seus índices.

Treinos estes que devem seguir as seguintes características:

  • BUSQUE ULTRAPASSAR SEU LIMIAR ANAERÓBIO (o ponto em que começa a sentir o ácido lático se acumulando nos músculos em atividade “sensação de queimação”) PERMANECENDO NESSE LIMITE POR AO MENOS 15’.
  • Além dos intervalos sugere terrenos com inclinação, CORRIDA, PEDALADAS, NATAÇÃO ou qualquer atividade de cross-training que faça exigências semelhantes ao seu sistema.

Portanto este trabalho se faz necessário e de fundamental importância quando se trata da preparação dos praticantes de tais atividades.

Uma dica muito importante seria a prática de yoga e ou exercícios respiratórios capazes de aprimorar e desenvolver melhor o ritmo da respiração bem como sua capacidade haja visto que grande parte das pessoas possuem uma respiração curta, aquém da sua própria capacidade. Ou seja um bom treino para o aumento do VO2 também implica em uma maior oferta de O2 conseguida através de uma respiração adequada.

Faça da respiração correta um hábito e a partir daí seja onde for e qual for a circunstância esta será uma ação automática, independente da sua vontade, inferindo assim no auxílio do que estamos tentando aprimorar.

Faça dos seus treinos uma rotina e das suas necessidades um hábito para que não precise pensar para executar reduzindo os riscos de erro.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.