O que é epicondilite e como tratá-la?

O que é a epicondilite lateral ou “cotovelo do tenista”? A famosa dor no cotovelo, que quem já sentiu, sabe o quanto pode atrapalhar no cotidiano, será nosso assunto de hoje

A epicondilite é a inflamação dos tendões que ficam nas regiões de fora e de dentro do cotovelo. Não serei muito técnica, o nome popular é cotovelo de tenista e golfista, respectivamente

Cada pessoa, como qualquer dor, terá uma intensidade e sintoma diferente, mas em geral, as queixas começam a se igualar: dor para jogar tênis, treinar membros superiores, carregar objeto, abrir um pote, entre muitas outras, até para movimentos simples.

O importante aqui é: qualquer pessoa pode desenvolver uma epicondilite. Não precisa necessariamente jogar tênis ou golf. Como qualquer processo inflamatório, que acomete tendões, nesse caso, a causa pode vir de excessos. O maior exemplo são os movimentos repetitivos.

Ilustração: Lydia V. Kibiuk

Podemos citar aqui desde um pintor até quem joga badminton. Normalmente surge no membro dominante, que irá executar a tarefa, mas também não é uma regra.

Agora veja que interessante: pode surgir mesmo sem tarefa repetitiva, de forma aguda

A epicondilite é uma das inflamações que demoram para melhorar, porém, podem ter remissão sozinha. Claro que para isso é necessário o repouso da atividade que está piorando a dor, às vezes mudanças de ergonomia (a forma que segura o objetivo, que apoia o braço) e aqui, um gelo é muito bem vindo.

Se você está passando por isso e sua dor não melhorou em nada, me mande uma mensagem e falamos mais sobre sua queixa. Você que não sente mas já percebeu vez ou outra, observe a situação que aconteceu, e tente alterar a carga ou a forma que fez o movimento.

Aproveita para evitar que vire algo maior. Dúvidas para sua atividade física? Estou à disposição!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.