O que é bivaque (bivak)?

É conhecido como bivaque qualquer variedade de barraca improvisada ou abrigo temporário, particularmente utilizados por soldados, escoteiros e escaladores. A palavra bivouac é francesa e deriva do uso alemão de beiwacht do século XVIII na Alemanha. Acredita-se que é a união de “bei” (em) e “wacht” (vigia ou patrulha). O termo referia-se a uma vigilância adicional que seria mantida por uma força militar ou civil para aumentar a vigilância em um acampamento. Após o uso da prática pelas tropas do Império Britânico, o termo também ficou conhecido como bivvy.

Bivaque é reconhecido como uma técnica de dormir na natureza sem a utilização de barracas, mas com o maior conforto possível e a menor agressão ao meio ambiente. Existe até mesmo quem defenda que o bivaque é o camping minimalista. Entretanto não é exatamente o mesmo equipamento que é usado em um camping tradicional que em um bivaque.

Um saco de bivaque é um tipo menor de abrigo para acampamento é um abrigo portátil, leve e impermeável. O principal benefício dos sacos de Bivaque para acampamento é a velocidade de instalação e a capacidade de usar em um espaço minúsculo, em comparação com os sacos de dormir para barraca.

Um saco de bivaque é, portanto, uma escolha comum para os praticantes de trekking, escaladores de big wall e até alpinistas que precisam acampar em áreas apertadas ou em lugares desconhecidas. Um saco de bivaque geralmente tem uma fina capa de tecido impermeável projetado para deslizar sobre um saco de dormir , fornecendo 5 a 10 °C adicionais de isolamento e formando uma barreira eficaz contra o vento frio e a chuva.

Na região alemã da Suíça, mais precisamente nas montanhas do Elba, os escaladores referem-se à noite ao ar livre como Boofen. O local escolhido para pernoites geralmente compreende uma saliência na rocha (geralmente um platô) de ou em uma caverna, o chamado Boofe.

No Brasil a prática não é muito difundida e praticada por uma parcela reduzida dos campistas, apesar de possuir em grande parte do ano clima quente e sem vento, no qual é possível dormir no estilo bivaque na grama, rede ou no chão.

Uma desvantagem de um saco de bivaque é a umidade que condensa no seu lado interno, deixando o ocupante úmido. Essa umidade diminui drasticamente o efeito isolante dos sacos de dormir. Esse problema foi atenuado nos últimos anos com a chegada dos tecidos impermeáveis ​​e respiráveis, como o Gore-Tex, que permitem que alguma umidade passe pelo tecido e bloqueie a maior parte da água externa. Um saco de bivaque tradicional geralmente se encaixa na cabeça do usuário, deixando apenas um pequeno orifício para respirar ou olhar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.