O que é a Coluna de Água?

Coluna de Água: Para a compra de barracas, jaquetas impermeáveis e tecidos técnicos é informado este número como referência. Mas, você sabe o que significa o valor Coluna de Água?

Na área de equipamentos outdoor este valor é o resultado do teste de pressão hidrostática usado pelas empresas para quantificar o quanto um tecido é impermeável.

Entendendo o valor

A coluna de água (conhecido também como cabeça hidrostática) é medida como um comprimento (geralmente milímetros), representando a altura máxima de uma coluna vertical de água que pode ser colocada sobre o tecido, antes que a água comece a infiltrar-se no tecido.

Quanto maior o valo significa que o tecido é mais resistente à água. Por exemplo, Uma coluna de Água de 5.000 mm significa que um tecido técnico (seja ele uma barraca ou jaqueta) consegue conter uma coluna de água com 5.000 mm de altura.

Portanto, coluna de água é a medida da pressão da água equivalente a uma coluna com 5.000 mm de altura. Geralmente é expresso o valor em milímetros (mm) e também junto com HH (hydrostatic head), para explicitar que qual o teste aplicado.

Valores de Impermeabilidade

Coluna de Água

Por norma internacional (EN 14126 – 2003, EN14325 e EN ISO 7854), para que um tecido seja considerado impermeável, deve suportar no mínimo 1.500 mm HH. Portanto, jaquetas, barracas e outro indumentário outdoor com valores de Coluna de Água menor que isso não é impermeável.

Portanto, para qualquer lugar que for praticar a sua atividade, leve em consideração de que se procura algo à prova de água, tem de ser: 1.500 mm HH. Barracas e jaquetas com valores próximos a 1.000 mm HH não são indicadas para serem usadas em atividades outdoor em países com clima tropical.

Valores de coluna de água

Coluna de Água

Como afirmado acima, quanto maior o número, mais impermeável o tecido é. Porém este não é o único valor a ser levado em consideração quando se trata de quão seco será seu tecido.

Por exemplo, uma barraca feita de 3.000 mm HH (cabeça hidrostática) pode mantê-lo perfeitamente seco para a maioria dos acampamentos em climas chuvosos. Mas também alguém pode comprar uma barraca com 10.000 mm HH, mas ainda assim se molhar.

Coluna de Água

Como assim? Simples, a Cabeça Hidrostática é apenas um fator no design de uma barraca. A mesma regra se aplica também em jaquetas e outra indumentária de montanha considerada impermeável.

As costuras nas quais o tecido da barraca, ou jaqueta, foi costurado precisam ser boas. Isso significa que deve ter costura dupla para maior resistência e devidamente selada para que a água não possa entrar pelos orifícios de costura ou entre as duas folhas de tecido.

Os zíperes também devem ter proteção. Uma boa barraca, ou jaqueta, costuma cobrir os zíperes, para que a água fique longe deles.

Índice Pluviométrico e Coluna de Água

Observando as previsões meteorológicas, é informado também um outro valor em milímetros, o índice pluviométrico. Índice pluviométrico é o resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva, neve, granizo) num determinado local durante um determinando período de tempo.

Em termos gerais, o valor significa que se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Como usar o valor de Índice Pluviométrico e Coluna de Água, já que os dois são expressos em milímetro?

Na verdade, os dois valores não possuem qualquer relação. Primeiro que no Índice Pluviométrico não é descontado do valor a evaporação, decorrente de outros fatores climáticos. Segundo, que um mede a pressão da água em um tecido e o outro a quantidade de água distribuída em uma área.

Portanto, o valor de Coluna de Água deve ser analisado junto de outros fatores, como qualidade da costura, selagem, etc.

Posso aumentar a coluna de água do meu equipamento?

A resposta a esta pergunta é direta: não!

Tratando-se de um equipamento impermeável, ou ele é impermeável a um determinado valor de coluna de água, ou não. Como explicado acima, ele é um valor de pressão.

A coluna de água (quanta pressão da água o tecido aguenta) está relacionada às propriedades físicas do tecido, assim como o tamanho dos furos entre o tecido.

Porém, conforme explicado em um outro artigo, tratando-se de tecidos impermeáveis existem dois tipos de proteção à água: impermeável e resistente à água. Para um tecido ser resistente à água é evitar que ele fique impregnado na superfície do seu tecido.

Portanto, pulverizadores de impermeabilização adicionais (como um Gore-Tex spray) e seladores de costura podem melhorar a resistência à água.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.